Um vídeo gravado há 88 anos foi restaurado e mostra como era o lobo-da-tasmânia (conhecido em outros idiomas como tigre-da-tasmânia) em cores. A espécie foi extinta em 1936, quando o último animal morreu em cativeiro, e não há registros coloridos ou gravações sonoras sobre eles. Mas o vídeo abaixo, feito após muita pesquisa, dá uma ideia de como eles eram realmente.
A ação foi feita pelo Arquivo Nacional de Filme e Som da Austrália, para marcar o Dia Nacional das Espécies Ameaçadas, lembrado em 7 de setembro, mesma data em que Benjamin, o último lobo-da-tasmânia mantido em cativeiro, morreu.
A gravação original foi feita por David Fleay em 1933 e a restauração colorida foi feita por Samuel François-Steininger, que fez um trabalho meticuloso, especialmente pela baixa qualidade do vídeo original. Para chegar o mais perto possível das cores originais do lobo-da-tasmânia, François-Steininger pesquisou descrições, pinturas e até amostras de pele preservadas em museus.
“Foi um desafio diferente – e uma grande responsabilidade. Eu tive que cuidar de uma gravação rara e prestar homenagem ao último representante de uma espécie, que desapareceu há 85 anos. Eu me importo muito com os animais e descobri a história desta espécie enquanto estava morando na Austrália, em 2012, e realmente me comoveu”, afirmou o especialista em comunicado oficial (via Gizmodo).
O Gizmodo ressalta que existem gravações mais recentes do último lobo-da-tasmânia vivo, porém elas só foram descobertas recentemente e foram consideradas menos adequadas para a colorização.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.