Por que Stan Lee só dá nomes aliterativos aos heróis?
03/08/2021 14:33 em Curioso

Stan Lee (Foto: Michel Boutefeu/Correspondente)

Quadrinista da Marvel definiu tática de nomes aliterativos para evitar um problema comum.

Peter Parker, Reed Richards, Matt Murdock e Bruce Banner, além de criações do lendário Stan Lee, têm outra semelhança: os nomes dos personagens são aliterativos, ou seja, as iniciais de cada herói possuem as mesmas consoantes. Esse truque foi usado pelo quadrinista para nomear a maioria dos personagens dele.

Como Screen Rant apontou, mesmo novos leitores com o meio notaram o padrão familiar, e isso é apenas uma fração das criações de Lee. Tudo surgiu de um lugar muito humano: o quadrinista sempre foi um escritor bastante esquecido. Tudo começou com Quarteto Fantástico, cujos integrantes com nomes aliterativos são Reed Richards e Susan Storm.

Por outro lado, personagens de Homem-Aranha contam bastante com esse truque: Peter Parker, Betty Brant, Otto Octavius, J. Jonah Jameson, entre outros. "Tenho a pior memória do mundo," revelou Stan Lee em entrevista de 2006 a Kevin Smith após exibição de Homem-Aranha 2. "Finalmente descobri se poderia dar a alguém o nome e sobrenome com a mesma letra - e poderia pelo menos me lembrar de um nome. Conseguiria me dar uma pista de qual era o outro nome."

Por exemplo, os X-Men também não escapara da fraca memória de Lee, com personagens como Scott Summers, Warren Worthington III e Sebastian Shaw. Segundo Screen Rant, o quadrinista talvez foi influenciado por Superman, cujos interesses amorosos também possuem nomes aliterativos: Lois Lane, Lana Lang, Lori Lemaris e Lyla Lerrol.

Em Just Imagine Stan Lee Creating the DC Universe, livro no qual o escritor reescreveu diversos personagens da DC Comics, inventou o vilão Gundor Gorrok. Nas outras edições, mudou Bruce Wayne para Wayne Williams e Diana Prince para Maria Mendoza.

 

Por: RollingStone

COMENTÁRIOS