Saiba quem são os bizarros vilões reunidos por James Gunn no novo filme da DC
Após anos de espera, a estreia de O Esquadrão Suicida está cada vez mais próxima. Escrito e dirigido por James Gunn (Guardiões da Galáxia), o novo filme da DC vai trazer uma das mais famosas equipes dos quadrinhos de volta aos cinemas, após o fiasco do longa de 2016.
A nova aventura da Força Tarefa X terá o retorno de personagens do primeiro filme e também apresentar novas figuras, que não são exatamente os vilões mais temidos do Universo DC.
Para que você conheça cada membro do Esquadrão antes da estreia, preparamos um dossiê completo apresentando cada um dos membros. Confira abaixo:
Arlequina
Montagem com Margot Robbie e Arlequina em Batman: A Série Animada (Divulgação/DC)
Primeira aparição: Batman: A Série Animada (1992)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Suicide Squad #1 (2011)
Grande destaque do primeiro filme da equipe, a Arlequina retorna em O Esquadrão Suicida. Harleen Quinzel é a famosa psicóloga que foi seduzida pelo Coringa, vilão que a deixou insana para que pudesse agir como capanga e interesse romântico. Sua carreira como criminosa — e ocasionalmente anti-heroína — prossegue mesmo após encerrar o relacionamento abusivo om o Palhaço do Crime.
A personagem é interpretada por Margot Robbie, que volta ao papel após Esquadrão Suicida (2016) e Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020).
Rick Flag
Montagem com Joel Kinnaman e Rick Flag nas HQs (Divulgação/DC)
Primeira aparição: The Brave and the Bold #25 (1959)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Legends #3 (1987)
Rick Flag é um soldado de destaque no exército dos Estados Unidos. Seu desempenho foi tão satisfatório que fez com que Amanda Waller o convocasse para liderar o Esquadrão Suicida. Nas HQs, o personagem tem uma ligação pessoal com o time, já que seu pai criou a Força Tarefa X original durante a Segunda Guerra Mundial. Em comum entre quadrinhos e filmes está o fato de que ele é o representante do governo para manter o grupo na linha durante as missões.
Assim como no filme de 2016, o personagem é interpretado por Joel Kinnaman.
Amanda Waller
Montagem com Viola Davis e Amanda Waller nas HQs (Divulgação/DC)
Primeira aparição: Legends #1 (1986)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Legends #3 (1987)
Amanda Waller é a grande chefe do Esquadrão Suicida. Oficial de alta patente no governo dos EUA, ela reuniu a equipe no primeiro filme para proteger o mundo na ausência do Superman — morto em Batman vs Superman. Já no novo longa, ela volta a unir o time para conter o Projeto Estrela-do-Mar, codinome dado à Starro, uma criatura gigantesca em forma de estrela com poderes psíquicos.
A atriz Viola Davis interpretou a personagem em Esquadrão Suicida (2016) e está de volta novamente.
Sanguinário
Montagem com Idris Elba e Sanguinário nas HQs (Divulgação/DC)
Primeira aparição: Superman #4 (1987)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Suicide Squad #5 (2021)
Nas HQs, Sanguinário é Robert DuBois. Apresentado como vilão do Superman, ele surge como um homem instável por suposto trauma na Guerra do Vietnã. Na realidade ele fugiu do alistamento e em seu lugar enviaram seu irmão, que acabou seriamente ferido no confronto. Cheio de culpa, Robert passa a agir como mercenário, sendo assim contratado por Lex Luthor para matar o Homem de Aço. No filme, o personagem parece manter parte dessa origem, já que o trailer mais recente revela que o Sanguinário mandou o Superman para a UTI.
No filme, o personagem será interpretado por Idris Elba.
Pacificador
Montagem com John Cena e Pacificador nas HQs (Divulgação/DC)
Primeira aparição: Fightin’ 5 #40 (1966)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Suicide Squad #1 (2021)
O Pacificador nasceu como um herói clássico durante a Era de Prata das HQs. Originalmente, Christopher Smith era um diplomata que usava habilidades de combate para garantir a paz em países governados por ditadores. Anos depois, ele ganhou uma nova origem como veterano da Guerra do Vietnã com distúrbios psicológicos que acaba massacrando uma vila inocente. Após anos preso, ele é convocado para o Projeto Pacificador, uma espécie de time de elite reunido pelo governo dos EUA para combater terrorismo internacional.
Em O Esquadrão Suicida, o lado insano do Pacificador parece ter ganhado contornos cômicos, especialmente porque ele será interpretado por John Cena.
Bolinha
Montagem com David Dastmalchian e Bolinha nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: Detective Comics #300 (1962)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Injustice 2 #1 (2017)
Sem dúvidas um dos mais bizarros vilões do Universo DC, o Bolinha é um personagem bastante autoexplicativo. Surgido na edição #300 da HQ Detective Comics, Abner Krill é um criminoso que veste uma roupa cheia de bolinhas grudadas. Quando retiradas, elas podem servir como armas das mais variadas formas.
No filme, o personagem será interpretado por David Dastmalchian, de Homem-Formiga, Duna e Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Pensador
Montagem com Peter Capaldi e Pensador nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: All-Flash #12 (1943)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Doom Patrol and Suicide Squad Special #1 (1988)
O Pensador é um dos mais clássicos vilões do Flash. A figura de um telepata com poderes psíquicos está presente na galeria de inimigos do herói desde a revista All-Flash #12, de 1943. Desde então, o título de Pensador já passou por vários criminosos, incluindo Clifford DeVoe, que chegou a fazer parte do Esquadrão Suicida nas HQs.
O pensador do filme será Gaius Grieves, um personagem inédito criado para os cinemas. Ele será interpretado por Peter Capaldi.
Capitão Bumerangue
Montagem com Jai Courtney e Capitão Bumerangue nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: The Flash #117 (1960)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Legends #3 (1987)
Por falar em vilão do Flash, o novo filme do Esquadrão Suicida terá o retorno do Capitão Bumerangue. Apresentado no longa de 2016, o personagem é um supercriminoso que usa bumerangues para cometer seus roubos. Sua inclusão no longa pode parecer uma surpresa, especialmente porque não se destacou tanto quanto seus colegas de equipe. Porém, se James Gunn buscou personagens com habilidades esquisitas — como o Bolinha –, o Capitão Bumerangue parece uma boa escolha.
O personagem será novamente interpretado por Jai Courtney.
Tubarão-Rei
Montagem com Tubarão Rei no filme e nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: Superboy #9 (1994)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Superboy #13 (1995)
O Tubarão-Rei é um dos mais antigos membros do Esquadrão Suicida nas HQs. Apresentado na revista do Superboy, Nanaue tem uma origem obscura. Enquanto alguns acreditam que ele é descendente do Tubarão Deus, outros creem que se trata de uma anomalia genética. Em suas primeiras aparições ele chamou a atenção das autoridades por sequestrar e comer banhistas do Hawaii, costume que nunca abandonou completamente — chegando a se alimentar de companheiros do Esquadrão algumas vezes.
No filme de James Gunn, o personagem é resultado da união de Steve Agee, que trabalhou na captura de movimentos, e Sylvester Stallone, que dará voz ao vilão.
Caça-Ratos 2
Montagem com Daniela Melchior e Caça-Ratos nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: O Esquadrão Suicida (2021)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: O Esquadrão Suicida (2021)
Assim como o Pensador, a Caça-Ratos 2 é uma personagem original do filme com inspiração em um antigo vilão da DC. O Caça-Ratos original é Otis Flannegan, que dedicou sua vida a exterminar ratos em Gotham até decidir usá-los como um exército pessoal para cometer crimes na cidade. Criado como vilão do Batman em 1988, ele nunca fez parte do Esquadrão Suicida nas HQs.
No filme, a Caça-Ratos 2 será filha do vilão original. A personagem será interpretada pela atriz portuguesa Daniela Melchior.
Mongal
Montagem com Mayling Ng e Mongal nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: Showcase ’95 #8 (1995)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: O Esquadrão Suicida (2021)
E por falar em filhos de grandes vilões, o filme vai contar também com Mongal, a filha do tirano Mongul. Assim como seu velho, a alienígena tem desejos megalomaníacos que constantemente a colocam em rota de colisão com o Superman. Sua inclusão no filme é curiosa, já que originalmente a Mongal é um ser superpoderoso que chega a se tornar rainha de um planeta — qualificações muito acima da Força Tarefa X.
Em O Esquadrão Suicida, a personagem será interpretada por Mayling Ng.
Doninha
Montagem com Doninha no filme e nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: The Fury of Firestorm #35 (1985)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Doom Patrol and Suicide Squad Special #1 (1988)
Outro personagem bizarro e obscuro da DC a ganhar os holofotes em O Esquadrão Suicida é Doninha. Nas HQs, ele é John Monroe, um homem vítima de bullying por seus colegas de classe, que deram a ele o apelido de doninha. Após anos cultivando ódio contra seus detratores, ele decide se vingar quando percebe que todos estão em posição de prestígio na universidade em que passou a dar aulas. Para se vingar, ele cria uma fantasia de Doninha e mata vários de seus ex-colegas até ser impedido pelo herói Nuclear.
O personagem parece ter ganhado uma nova origem nos cinemas, já que a versão interpretada por Sean Gunn é um roedor mutante e não um homem fantasiado.
Sábio
Montagem com Michael Rooker e Sábio nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: Birds of Prey #56 (2003)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Suicide Squad #1 (2011)
Sábio é Brian Durlin, um herdeiro mimado que vai para Gotham para seguir uma carreira de vigilante quase que por diversão. Após ser repreendido pelo Batman, ele vira um mercenário que decide se vingar do Homem-Morcego e dos demais heróis da cidade. Depois de vários confrontos com as Aves de Rapina, ele tenta se reabilitar com a ajuda da Batgirl, o que dá certo por um tempo até ele retornar à vida de crimes.
Em O Esquadrão Suicida o personagem será interpretado por Michael Rooker.
Blackguard
Montagem com Pete Davidson e Blackguard (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: Booster Gold #1 (1986)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Suicide Squad #4 (2008)
Nas HQs, o Blackguard é Richard Hertz, mercenário que usa uma armadura superpoderosa para cometer crimes para a Gangue dos 1000. Após ser traído pela organização, que tentou matá-lo junto com o herói Gladiador Dourado, ele se rebela e decide trabalhar sozinho. Essa carreira solo dura até ele ser preso e escalado por Amanda Waller para o Esquadrão Suicida.
No filme, ele será vivido por Pete Davidson, que aparenta ter uma origem mais pé no chão, sem o uso de armaduras tecnológicas.
Dardo
Montagem com Flula Borg e Dardo nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: Green Lantern #173 (1984)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Suicide Squad #13 (1988)
A prova definitiva que James Gunn foi longe na busca de personagens para seu filme é a inclusão de Dardo. O personagem é tão obscuro que em mais de 35 anos de existência não ganhou um nome próprio nas 13 HQs em que apareceu. Criado originalmente como vilão do Lanterna Verde, ele usa dardos como arma por ser um ex-atleta olímpico alemão que aproveita seus dons esportivos como mercenário.
No longa, ele será vivido pelo ator e comediante Flula Borg.
The Detachable Kid (TDK)
Montagem com Nathan Fillion e Arm-Fall-Off-Boy nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: O Esquadrão Suicida (2021)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: O Esquadrão Suicida (2021)
Como se não bastassem os vários personagens bizarros do Universo DC, O Esquadrão Suicida ainda conta com figuras completamente inéditas. É o caso de The Detachable Kid (O Garoto Destacável, em tradução livre). O misterioso vilão é claramente inspirado em Arm-Fall-Off-Boy, personagem cuja habilidade é retirar partes do corpo e usá-las como arma.
TDK será interpretado pelo ator Nathan Fillion.
Starro
Montagem com Starro no filme e nas HQs (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: The Brave and the Bold #28 (1960)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Não entrou.
Para enfrentar um time tão bizarro, a produção escolheu um vilão a altura. O grande antagonista do longa será Starro, o Conquistador, um alienígena no formato de estrela-do-mar que usa poderes psíquicos e pequenos clones de si mesmo para conquistar planetas inteiros. Esquisito, o antagonista tem uma grande importância histórica por ter sido o responsável por reunir a Liga da Justiça pela primeira vez nas páginas de The Brave and the Bold #28.
Sol Soria
Alice Braga como Sol Soria (Divulgação/DC Comics)
Primeira aparição: O Esquadrão Suicida (2021)
Quando entrou para o Esquadrão Suicida: Não entrou.
Sol Soria é uma cidadã de Corto Maltese, ilha governada pelo tirano General Presidente Silvio Luna. Cansada dos desmandos do ditador, ela forma a “Resistência Maltesa” para iniciar uma revolução que vai receber ajuda do Esquadrão Suicida para dar cabo do governante. Personagem original do filme, é possível que ela tenha alguma relação com Juan Soria, um criminoso dos quadrinhos que tem habilidade de abrir qualquer porta com as mãos.
Interpretada pela brasileira Alice Braga, a personagem é descrita por James Gunn como uma pessoa séria que faz contraponto à loucura dos membros da Força Tarefa X.
Por: Jovem Nerd