Novo serviço de buscas criado por ex-funcionários do Google pretende cobrar R$ 25 por mês de usuários.
Novidades
Publicado em 30/06/2021

O Google é o maior site de buscas do mundo e utilizado por praticamente todos que acessam a internet. No entanto, nos últimos anos, a empresa passou a receber críticas por não ser transparente em relação à coleta de dados dos usuários. Pensando nisso, dois ex-funcionários da gigante criarem seu próprio buscador, o Neeva, que garante privacidade ao usuário, sem rastrear a navegação, mas por um preço: US$ 4,95 (ou algo na faixa de R$ 25 em conversão direta) mensais.

Buscas do Google sem rastreamento

A ideia é que, se o site de buscas cobrar dos usuários, não vai ser necessário rastrear a navegação, como o Google faz. Basicamente, o comportamento do usuário na internet é usado pela gigante para vender publicidade direcionada. É aí que está a principal fonte de lucro da companhia. O modelo da Neeva tenta dispensar isso.

Na verdade o Neeva não é exatamente um buscador completamente novo, ele usa os mesmos resultados de buscas do Google (ou do Bing ou do Yahoo caso seja selecionado), mas funciona como uma extensão que impede o rastreamento da navegação dos usuários e bloqueia a exibição de anúncios. Sendo assim, os clientes devem ter resultados do Google e de outros buscadores, mas garantindo a privacidade.

Imagem: Divulgação Neeva

Sridhar Ramaswamy e Vivek Raghunathan admitem que seu modelo de buscas pode sofrer algumas limitações na hora de exibir resultados personalizados para usuários, já que o Google trabalha nisso há muito tempo e sem o rastreamento ativado os resultados de buscas podem ser menos adaptados. No entanto, os criadores dizem que, com mais tempo, isso deve ser aperfeiçoado no Neeva.

 

Novo serviço de buscas criado por ex-funcionários do Google pretende cobrar R$ 25 por mês de usuários

Imagem: Divulgação Neeva

“Os resultados da pesquisa devem sempre priorizar encontrar a melhor resposta para a consulta do consumidor – não na venda de anúncios ou rastreamento de comportamento online. O lançamento de hoje do nosso modelo baseado em assinatura é o primeiro passo para fornecer uma alternativa de pesquisa viável para os consumidores, baseada na confiança e na transparência”, diz Ramaswamy. Caso queira assinar e usar os três meses grátis, acesse o site do Neeva.

Por: Olhar Digital

Comentários