4 motivos para assistir Atentados em Londres, novo documentário da Netflix
03/06/2021 11:36 em Dica

Foto: Divulgação/Netflix

Perfeiro para os amantes de true crime, o documentário instigante estreou na Netflix em maio e acompanha uma série de atentados à bomba realizados em Londres.

Com uma história envolvente, Atentados em Londres estreou em maio na Netflix para abordar a investigação (e motivação) para uma série de atentados à bomba realizados em Londres, em 1999.

Mais que um documentário sobre true crime, Atentados em Londres aborda um grupo de extrema-direita que persegue comunidades de minoria social. É uma narrativa instigante que envolve violência, ideologias extremistas e crimes.

Com essa combinação envolvente, a produção consegue agradar amantes de true crime, mas também os espectadores que apreciam uma abordagem história sobre um acontecimento. Dirigido por Daniel Vernon, o documentário é uma narrativa necessária (e surpreendente) sobre ódio, fascismo, política e crimes.

A Rolling Stone Brasil separou 4 motivos para assistir Atentados em Londres, documentário surpreendente da Netflix; confira:

Entrevistas impressionantes

Diversas boas produções documentais de true crime têm grandes entrevistas - e não é diferente em Atentados em Londres. O documentário, contudo, ganha potência ao entrevistar um informante que, durante anos, ficou infiltrado em um grupo de extrema-direita.

Além de testemunhas, sobreviventes dos ataques, policiais e jornalistas, o informante consegue dar ainda mais veracidade à história. A entrevista torna factível uma série de ações e ideologias que, por parecem tão absurdas, pode-se pensar que não são possíveis.

Trama política

Atentados em Londres consegue transcender o true crime ao apurar as ideologias e o fascismo que dá base para terrorismo contra minorias. A extrema-direita, aliada a partidos políticos da Inglaterra, deu motivação para um homem assassinar e ferir centenas de pessoas com bombas repletas de pregos.

Não foi apenas um ato de ódio, foi um ato político - e o próprio suspeito revela a motivação por trás das bombas em gravações surpreendentes apresentadas ao longo do documentário.

Gravações originais

Com filmagens originais de câmeras de rua e noticiários, o visual da trama ganha uma potência indescritível. As gravações originais do interrogatório com o suspeito também mergulham o espectador em uma ideologia extrema, violenta e injusta que consegue alcançar diversas pessoas até a atualidade.

Continua atual

A ascensão de uma extrema-direita perigosa que prega o ódio contra as minorias não é algo isolado ao passado. Movimentos neonazistas, fascismo e extremistas estão presentes na atualidade - e o documentário serve de alerta.

Extremamente relacionável, a produção ressoa em acontecimentos atuais e em um ódio propagado virtual e presencialmente. Confira o trailer abaixo:

 

POr: RollingStone

COMENTÁRIOS