Os gamers do Brasil: o país dentro do maior campeonato de Rainbow Six do mundo
Games
Publicado em 18/05/2021

 

Jogadores profissionais da Team Liquid, FaZe Clan, Team oNe, Ninjas in Pyjamas, FURIA Esports e MIBR disputam para trazer a primeira conquista brasileira no Six Invitational

Os esportes eletrônicos, ou e-sports, ganham cada vez mais destaque no cenário dos games - e no mundo. De acordo com The Esports Observer, os maiores jogos competitivos são League of LegendsCounter-Strike: Global OffensiveDota 2 e Rainbow Six Siege. Alguns campeonatos possuem premiações milionárias, como o Six Invitational 2021, competição internacional de Rainbow Six, da desenvolvedora francesa Ubisoft.

O sucesso dos e-sports também abrangem público e receita. Segundo o relatório Global Esports Market Report, da Newzoo, o mercado movimentou US$ 1,1 bilhão em 2019. A pesquisa “eSports & Games Streaming: Emerging Opportunities & Market Forecasts 2021-2025” prevê um grande aumento na audiência da indústria: 1 bilhão de espectadores até 2025.

Lançado em 1 de dezembro de 2015, Rainbow Six Siege é um jogo FPS (sigla em inglês para “tiro em primeira pessoa”) estratégico baseado no universo dos livros de Tom Clancy, escritor estadunidense conhecido pelas histórias focadas em espionagem e ciência militar.

Inicialmente, o Six Invitational 2021 aconteceria entre os dias 9 e 21 de fevereiro, mas precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus. Por conta disso, o campeonato começou em 11 de maio e acabará no dia 23 do mesmo mês. O prêmio total chega em até US$ 3 milhões. A competição ocorre presencialmente em Paris, França, mas sem torcida.

Até a edição de 2021, nenhuma equipe brasileira foi vencedora da disputa, mas tudo pode mudar neste ano - em 2020, chegamos perto de quebrar o tabu, mas a Ninjas in Pyjamas (NiP) perdeu para a Spacestation Gaming pelo placar de 3 a 2.

Os brasileiros são maioria no Invitational 2021, seis no total: Team LiquidFaZe ClanTeam oNeNiPFURIA Esports e MIBR. Times de países como França, Coreia do Sul, Estados Unidos, Russia e Itália também participam do evento.

Ao todo, 18 equipes foram classificadas para o Invitational. Seriam 20, mas Virtus.pro (Rússia) e Wildcard (Austrália) não participaram por conta da pandemia. A fase de grupos do campeonato acabou no último domingo, 16, e dois times foram eliminados: CyclopsAthlete Gaming (Japão) e Giants Gaming (Singapura).

Nas competições de Rainbow Six, existem diversas posições nas quais os jogadores profissionais, chamados de pro-players, podem exercer. Existe o Entry Fragger, quem possui estilo de jogo rápido com objetivo de eliminar os adversários; Suporte, responsável por ajudar o time no objetivo na defesa e ataque, sem necessariamente matar os inimigos; e Intermediário, quem se encaixa em qualquer função.

Os jogadores também podem atuar como Roamer, o Entry Fragger da defesa, com objetivo de atrasar e eliminar os adversários; e IGL (sigla em inglês para “líder no jogo”), o qual também pode ser chamado de Capitão, responsável por guiar e passar estratégias à equipe.

Os pro-players não jogam sozinhos e contam com outros profissionais da área, como coach (equivalente ao técnico), manager (quem cuida dos jogadores no dia-a-dia), analista (responsável por coletar informações e táticas dos outros times, auxiliando nas estratégias) e psicólogos em alguns casos.

Pela evolução do cenário brasileiro de Rainbow Six, existem muitas expectativas, seja de fãs ou dos próprios jogadores, de que o vencedor do Invitational 2021 será brasileiro. A fase de eliminatórias começará na próxima quarta, 19, às 6h no horário de Brasília.

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, os jogadores Gabriel "cameram4n" HespanholThiago "xS3xyCake" Reis e Karl "Alem4o" Zarth, o coach Adenauer “Silence” Alvarenga e o manager André "Sensi" Kaneyasu falaram sobre o campeonato e as esperanças para a vitória do Brasil.

 

FaZe Clan

 

Após período complicado no final de 2020, a FaZe Clan mudou o elenco quase completamente - o único jogador que ficou foi Leonardo "Astro" Buzzachera (Entry Fragger). Os pro-players da MIBR e atuais campeões brasileiros, Gabriel "cameram4n" Hespanhol (IGL), José "Bullet1" Victor (Entry Fragger), Jaime "Cyber" Ramos (Intermediário) e Lucas "soulz1" Schinke (Suporte) foram contratados para trabalhar com Astro. O coach é Matheus "Ramalho."

Sobre essa mudança de time, cameram4n explicou à Rolling Stone Brasil como o processo uniu “o útil ao agradável,” porque juntou uma equipe campeã brasileira com Astro, com quem trabalhou anteriormente por três anos.

Em 2021, os times brasileiros do Invitational disputaram duas competições: Campeonato Brasileiro e Copa Elite Six. Segundo cameram4n, mesmo com tantos campeonatos próximos uns aos outros, a FaZe valoriza cada um: “O Brasileirão é muito importante, mas nosso foco é o Invi.”

Para Gabriel, as equipes brasileiras estão em condições de levar o Invitational. “Nós, NiP e Liquid são os de maiores expectativas. Traremos bons resultados para o Brasil,” afirmou o IGL. No entanto, o jogador ressalta: “Não é preciso pensar apenas na vitória do campeonato, no destino, mas na viagem toda, no treino - e focar na evolução.”

Os jogadores brasileiros sempre tiveram respeito no cenário mundial de Rainbow Six, mas enfrentavam bastante trabalho com “carrascos europeus e estadunidenses,” porém “todas as equipes brasileiras têm total capacidade em 2021.”

 

Team Liquid

 

Juntos há cerca de dois anos, a atual equipe da Team Liquid é formada por João "muringa" Deam (Suporte), André "NeskWGA" Oliveira (Entry Fragger), Paulo "psk1" Augusto (Suporte), Thiago "xS3xyCake" Reis (IGL) e Luccas "Paluh" Molina (Entry Fragger). Adenauer “Silence” Alvarenga atua como coach e André "Sensi" Kaneyasu é o manager.

xS3xyCake está há três anos na Liquid. Entrou na equipe quando a organização dos Países Baixos investiu no Brasil. Porém, o jogador começou a atuar como IGL após alguns anos. Mesmo sem nenhum Invitational no currículo, o time ganhou outros campeonatos internacionais, como a Pro League e OGA PIT.

“Nossa expectativa no Invitational 2021 é melhorar nosso desempenho em relação ao últimos anos, porque não fomos muito bem,” explicou xS3xyCake. “Decidimos mudar a atitude da equipe, pois vimos certos erros nesse quesito.” De acordo com o jogador, o objetivo da Liquid é ser o melhor time do mundo e ganhar todos os campeonatos pela frente.

Liquid conta com alguém experiente no InvitationalSilence é um dos únicos a competir em todas as edições do evento: “O Invi traz muitas memórias boas, apesar de não termos ido bem em todos. É onde você encontra a galera, jogadores, pessoal da Ubisoft. Tenho muito carinho.”

De acordo com Sensi, o principal motivo dos brasileiros nunca terem ganhado o Invitational é o psicológico. “Quando fomos campeões da Pro League, em Atlantic City, não estávamos preocupados, tínhamos nenhum peso. Éramos a zebra, ninguém acreditava na gente. Fomos pela habilidade e mostramos bastante eficiência,” relembrou.

Para Silence, 2021 é o ano perfeito para uma vitória dos brasileiros, porque, na Europa, melhor região competitiva de Rainbow Six, os jogadores estão para baixo, enquanto a qualidade no Brasil cresceu. “Toda preparação precisa ser bem pensada, porque são vários campeonatos atrás do outro. O trabalho ideal é com a filosofia do pé no chão,” pontuou.

 

Team oNe

 

Team oNe é um dos times com um dos maiores desafios no Invitational. Em março de 2021, a antiga equipe foi para o MIBR. Do zero, um novo elenco se formou: Juliano "Levy" Andrade (Suporte), Eduardo "KDS" Santos (Entry Fragger), Karl "Alem4o" Zarth (Intermediário), Lorenzo "Lagonis" Volpi (IGL) e Caio "Neskin" Szazi (Entry Fragger). Arthur "TchubZ" Fernandes é o coach e “RafadeLL” trabalha como analista.

Além disso, todos os jogadores nunca jogaram o Invitational, mas vão ter um bom desempenho, diz Karl "Alem4o" Zarth: “Temos chances de ir bem, nossa curva de crescimento está grande, podemos evoluir mais, pegar experiência internacional - e isso é novidade para nós.”

Sobre as expectativas do time para 2021 como um todo, Alem4o quer trazer títulos. “Não estávamos com esperança porque é uma line nova, mas fomos classificados para a Elite Six, mas para o meio do ano queremos brigar com os maiores. Temos algo cru, precisamos trabalhar bastante. Vamos nos esforçar para chegarmos mais fortes,” continuou.

Segundo o jogador, a Team oNe tem um diferencial: dão o máximo. Alem4o explicou como eles são a equipe com a maior quantidade de treinos da série A brasileira: “Se você estuda mais em relação aos outros, abre uma vantagem. Damos mais a vida nos treinos.”

“Estamos numa vibe muito boa por sermos jovem, não temos aqueles mais caras acomodados no cenário, sem querer nada com nada. Queremos ganhar, os cinco, a todo custo. Queremos trazer isso para a torcida e dar orgulho para eles,” finalizou.

 

 

Via: Rolling Stone

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!