O Vesta, projeto secreto de robô doméstico da Amazon, parece estar em um estágio avançado de desenvolvimento. O dispositivo, que já está em elaboração há pelo menos quatro anos, pode estar em “nível tardio de protótipo”.
De acordo com o Business Insider, cerca de 800 funcionários trabalham no desenvolvimento do robô, que é considerado um dos projetos mais ambiciosos e prioritários da Amazon.
Investidores, inclusive, consideram que o Vesta tem potencial para alcançar o mesmo nível que a Echo e o Kindle.
Porém, existe o temor por parte de pessoas envolvidas no projeto de que o novo produto seja um segundo Fire Phone, projeto fracassado de smartphone da companhia lançado em 2014. “As pessoas estão muito céticas. Estamos preocupados que isso possa acontecer”, disse um projetista.
Echo sobre rodas
Vesta deve ser uma “Echo Dot sobre rodas”. Imagem: Zapp2Photo/Shutterstock
Os detalhes sobre o Amazon Vesta ainda são bastante incertos, inclusive, não se sabe sequer se esse será o nome comercial do produto. No entanto, um aspecto é considerado praticamente certo, ele será uma espécie de Echo Dot sobre rodas.
Isso significa que a Vesta deve ser uma assistente pessoal ativada por voz que poderá caminhar por toda extensão da casa do usuário. Além disso, o dispositivo também deverá fornecer uma interface com outros dispositivos domésticos inteligentes.
Outro detalhe intrigante sobre o novo robô é seu tamanho, que seve ser de cerca de 33 centímetros. Segundo pessoas envolvidas no projeto, este é o tamanho de dois gatos pequenos. O Vesta também deve contar com tela, microfone e monitor de temperatura, umidade e qualidade do ar.
O robô também deve contar com um compartimento para transporte de pequenos objetos, além de uma espécie de “pescoço robótico” equipado com uma câmera, que terá a função de auxiliar o usuário a procurar objetos perdidos pela casa.
Via: Olhar Digital