A Terra recebeu neste fim de semana o primeiro relatório de diagnóstico enviado pelo drone Ingenuity. O dispositivo da Nasa pousou em Marte na última quinta-feira (18), acoplado ao robô (rover) Perseverance.
Embora ainda não tenha feito o primeiro e aguardado voo no planeta vermelho, o pequeno helicóptero “avisou” que seus sistemas de armazenamento de energia e sensores estão funcionando bem.
Em comunicado, o líder de operações do Ingenuity no Laboratório de Propulsões de Jatos da Nasa, Tim Canham, explicou que a equipe acompanha dois itens principais: o estado de carregamento das baterias do drone, bem como a confirmação que a estação de base está operando como planejado. “Ambos parecem ótimos. Com esse relatório positivo, avançaremos com o recarregamento das baterias do helicóptero”, comemorou.
Voo do Ingenuity ainda pode demorar um pouco
Pesando apenas 1,8 kg, o Ingenuity é alimentado no momento pela mesma bateria do Perseverance. Mas, quando se soltar para voo solo, o dispositivo vai precisar manter o aquecimento e driblar o frio durante as noites em Marte. Por isso, é importante que o drone recarregue e armazene a própria bateria.
A missão do Ingenuity é realizar cinco voos em um período de 31 dias. Para o primeiro, o objetivo da Nasa não é tão ambicioso: o helicóptero deve ficar apenas 20 segundos acima do solo. O melhor local para liberar o drone ainda será escolhido e isso pode demorar um pouco – o Ingenuity deve se soltar do Perseverance após um períodode 30 a 60 dias.
Ingenuity pode ser a primeira aeronave a voar fora da Terra
O voo exigirá que a equipe encontre uma área plana para a decolagem, a até 1 quilômetro do local onde o rover pousou. Com o local determinado, o Perseverance irá até lá e descarregará o drone, que está armazenado em sua “barriga”. O helicóptero será cuidadosamente baixado ao solo e receberá uma última carga de energia antes de ser desconectado do rover.
Se tudo correr como planejado, o Ingenuity será a primeira aeronave a realizar um voo nos céus de outro planeta. A demonstração tecnológica poderá abrir o caminho para o uso de drones para reconhecimento de terreno em futuras missões humanas.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.