Ministério da Justiça faz operação contra pirataria e bloqueia 252 sites e 65 aplicativos
06/11/2020 09:25 em Segurança

Pelo menos cinco pessoas foram presas em flagrante.

 

Na ultima quinta-feira (5), o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou a segunda fase da Operação 404, que visa combater a pirataria digital.

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming que transmitiam conteúdo de forma ilegal. Pelo menos cinco pessoas foram presas em flagrante. A Justiça também determinou a desindexação em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais.

A iniciativa teve a colaboração das polícias civis de dez estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. As embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido também colaboraram.

A primeira fase da Operação 404, deflagrada em novembro de 2019, cumpriu 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio e suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo. Na ocasião, oito pessoas foram presas em flagrante.

Em declaração ao Metrópoles, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou que a nova fase da operação investiga crimes relacionados à ordem tributária, além das violações de direitos autorais.

Essas linhas de investigação à luz das apreensões já feitas indicam não apenas crimes relacionados aos direitos autorais, como o objetivo de lucro, mas também lavagem de dinheiro e possível organização criminosa.”

 

Fonte: Jovem Nerd

COMENTÁRIOS