Carro elétrico com 400 km autonomia
12/05/2020 09:39 em Tecnologia

O primeiro elétrico da Lexus, o UX 300e chega ao mercado com um grande diferencial. O veículo da montadora japonesa oferece uma bateria padrão com vida útil de 10 anos ou 10 milhões de quilômetros rodados.

Segundo a marca, a tecnologia de ar refrigerado é responsável pela longa duração da peça. Acompanhado de uma bateria de 54,3 kWh, o carro pode andar por cerca de 400 quilômetros com apenas uma carga.

O diferencial do Lexus UX 300e é a bateria com ar resfriado. Fonte:  Auto Mania/Reprodução 

Diferenciais da bateria refrigerada

Apesar dos sistemas de refrigeração líquida serem mais eficientes e dominarem o mercado, a garantia oferecida pela Lexus impressiona. De acordo com a montadora, o modelo com resfriamento a ar é mais leve e seguro que os demais.

Além disso, o processo de refrigeração trabalha em conjunto com o ar-condicionado. Assim, ele contribui para melhora do desempenho, a capacidade de carga e a vida útil da bateria.

A fabricante explica que a peça utiliza elementos de aquecimento por módulos. Com isso, o impacto do clima frio nas células da bateria é minimizado e garante energia suficiente para o motor elétrico oferecer potência total desde o início. Assim, ele é excelente para regiões com invernos rigorosos como no hemisfério norte.

Desenho interno das baterias instaladas no chassi do UX 300e.

Desenho interno das baterias instaladas no chassi do UX 300e. Fonte:  Lexus/Divulgação 

Lançamento em mercados específicos

Conforme aponta o site norte-americano Slash Gear, as baterias com sistema de resfriamento a ar são pouco eficientes em veículos elétricos de alta tensão. Bem como, elas não são recomendadas para regiões de climas mais quentes.

Talvez, por esse motivo o Lexus UX 300e será lançado apenas na Ásia e na Europa. Recentemente, o modelo chegou a China e deve ser introduzido ao mercado europeu em junho com o valor médio de cerca de 45 mil euros.

No Japão, a estimativa é que o UX 300e estreie apenas em 2021. Até o momento, não há previsão que ele chegue na América do Norte e em outros países das Américas.

Fonte: Tecmundo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!