Jornal espanhol lista 5 jogadores com potencial para brilharem no futebol europeu
08/05/2020 15:16 em Esportes

 

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Diário Marca elenca e faz análise de atletas do Brasileirão com potencial para as grandes ligas europeias; Matheus Henrique e Soteldo completam a relação.

A pandemia do coronavírus e seu impacto econômico praticamente congela o mercado de transferências, além de paralisar competições em quase todo o mundo. Mesmo sem jogos, o futebol europeu segue com o radar atento para o Campeonato Brasileiro. O jornal Marca, da Espanha, lista cinco jovens que atuam no Brasil e que têm potencial para cruzar o oceano rumo ao Velho Continente.

De acordo com a publicação, esses cinco jogadores estão "prontos" para a Europa. São Eles: Caio Henrique e Matheus Henrique, do Grêmio, Pedrinho, do Corinthians e já negociado com o Benfica, Soteldo, do Santos, e Rony, recém-contratado pelo Palmeiras.

O Marca dá destaque também para a produção de talentos no futebol brasileiro. E usa dados do Driblab, uma plataforma de estatísticas sobre futebol, para analisar cada um dos jogadores.

O que diz o Marca sobre cada atleta:

Caio Henrique - lateral-esquerdo do Grêmio

 Foto: Lucas Uebel/Grêmio

 

Caio Henrique entra na lista por seu potencial criativo, com precisão nos passes e boa sequência para as jogadas, segundo a publicação. O jornal avaliou seus números pelo Fluminense no ano passado. O lateral-esquerdo acertou 29% dos cruzamentos e gerou 61 situações de perigo para os companheiros.

Emprestado ao Grêmio pelo Atlético de Madrid, Caio já está nos planos do clube espanhol para 2021. Ele, inclusive, já encaminhou o passaporte europeu.

Matheus Henrique - volante do Grêmi

 Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

Titular da Seleção no pré-olímpico, o volante ganha destaque por ser difícil de superar no um contra um e pela qualidade no trato da bola. Os números apresentados pelo Marca mostram que Matheus Henrique sofre 0,9 roubo de bola por jogo e acertou 88% dos passes no Brasileirão. A publicação também cita a sua capacidade de encontrar os companheiros livres a curta e longa distâncias. O acerto nos lançamentos é de 70%.

Pedrinho - meia-atacante do Corinthians

 Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

 

O Marca chama Pedrinho de "um dos talentos mais chamativos do último Brasileirão". Os elogios são para a sua capacidade de dominar espaços curtos, no percentual alto de acertos de passe e em sua efetividade na hora de finalizar - 60% das conclusões vai na direção do gol. O meia-atacante cria 1,57 situações de gol por jogo.

Não à toa, Pedrinho foi contratado pelo Benfica por 20 milhões de euros (R$ 93 milhões na época da conclusão do negócio). O clube português, aliás, cogita a permanência do atacante no Corinthians por mais tempo.

Soteldo - atacante do Santos

 Foto: Ivan Storti/Santos FC

 

O baixinho Soteldo compensa seu 1m60 com a presença constante - e com perigo - no campo ofensivo. O venezuelano tem média de 5,36 toques na bola dentro da área, com 2,2 finalizações por jogo. De acordo com o Marca, ele faz "ruído" no Brasil desde que chegou, no início de 2019.

Rony - atacante do Palmeiras

 Foto: Thiago Calil/Estadão Conteúdo

 

O diário dá destaque para a ascensão de Rony em 2019 após chegar como "desconhecido" ao Athletico-PR, com um valor de mercado de 900 mil euros. O atacante fez sete gols e 10 assistências ao longo do ano passado, com uma média de 1,44 passes-chave e 2,85 finalizações por jogo. Números que levaram o Palmeiras a desembolsar 6 milhões de euros pelo atleta.

 

Fonte: GloboEsporte.com — Porto Alegre

 

COMENTÁRIOS