Episódio de série da Netflix é censurado na Turquia
30/04/2020 18:47 em Séries

Foto: Divulgação.

A Netflix foi censurada na Turquia e teve de remover da plataforma um episódio da série Designated Survivor (2016-2019), acatando uma exigência do governo local. Os assinantes da gigante do streaming no país não poderão mais assistir ao sétimo episódio da segunda temporada, que apresentou um presidente turco tirano em rota de colisão com os Estados Unidos.

 "Obedecendo a um pedido de um órgão regulador da Turquia, nós retiramos do nosso serviço um episódio da série Designated Survivor, para cumprimos diretrizes de leis locais", disse a Netflix em um comunicado, divulgado nesta quinta-feira (30).

Intitulado de Family Ties (Assuntos Familiares, de acordo com tradução da Netflix), o episódio em questão mostrou uma queda de braço entre os líderes políticos da Turquia e dos EUA. De um lado estava Faith Turan, presidente turco vivido pelo ator americano Troy Caylak, encarando Tom Kirkman, líder americano interpretado por Kiefer Sutherland, o eterno Jack Bauer de 24 Horas (2001-2010, 2014).

O embate se deu em torno de um refugiado turco, oponente de Turan, residente nos EUA.

Turan queria a extradição do inimigo (para provavelmente ser executado em seu retorno), mas Tom foi contra essa medida. Esse incidente causou uma tensão entre os dois políticos, que já não se gostavam, e a animosidade ficou a um triz de se tornar uma crise internacional de grandes proporções.

O episódio fez parte da leva produzida pela rede ABC. Após o cancelamento da série, ao fim da segunda temporada, a Netflix resgatou Designated Survivor e encomendou a terceira e última temporada da atração. Essa ressurreição veio justamente porque o drama fez sucesso internacionalmente na plataforma.

Presente em mais de 190 países, a Netflix sofreu censuras em outros países também, principalmente naqueles com governos mais fundamentalistas. A comédia Disjointed (2017-2018), sobre a legalização da maconha e criada por Chuck Lorre, foi retirada da Arábia Saudita, assim como um episódio do humorístico Patriot Act.

Especial de Natal do grupo Porta dos Fundos, o vencedor do Emmy Se Beber, Não Ceie (2019) também foi removido do serviço em Cingapura.

Fonte: Noticias da TV UOL

COMENTÁRIOS