Alunos da rede estadual de SP retornam hoje às aulas em casa
27/04/2020 09:22 em Educação

O ano letivo será retomado a partir de hoje para os 3,5 milhões de alunos da rede estadual de São Paulo com ensino remoto por meio dos aplicativos Centro de Mídias SP e dos canais digitais 2.2 - TV Univesp e 2.3 - TV Educação.

O governo antecipou o período de férias e recesso escolar para minimizar a propagação do coronavírus e suspendeu as aulas presenciais no dia 23 de março.

De acordo com a secretaria estadual da educação, haverá programação em ambas as plataformas por hora de acordo com a série/ano do estudante, a partir das 7h30. Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas Android e IOS.

A secretaria afirmou que patrocina os planos móveis de internet para que alunos e professores tenham acesso aos conteúdos via telefone celular sem custo.

Por meio dos aplicativos será possível contabilizar horas letivas. Além disso, os professores poderão utilizá-los, combinados a outras tecnologias, para aplicar avaliações.

Retorno gradual das aulas presenciais

As aulas presenciais na redes públicas estadual e municipais serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado. O cronograma, no entanto, depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo.

Na primeira semana da retomada, os alunos serão avaliados sobre eventuais prejuízos de aprendizado durante o período de suspensão das atividades presenciais. Na segunda semana, ainda de forma escalonada, as equipes darão prioridade ao acolhimento dos alunos.

As primeiras semanas serão utilizadas também para que professores planejem estratégias de reforço e recuperação. O planejamento será baseado nos resultados das avaliações realizadas durante a primeira semana do retorno às aulas.

As datas de retorno poderão ser diferentes entre as regiões do estado. As escolas municipais e particulares devem seguir a orientações de retorno gradual, com foco em diagnóstico e estratégia de acolhimento, reforço e recuperação.

 

Por: UOL, em São Paulo

COMENTÁRIOS