5 navegadores leves para você usar no lugar do Chrome ou Firefox no PC
23/04/2020 18:44 em Tecnologia

 

Imagem: Reprodução/iStock RobertAx

O Olhar Digital preparou uma lista com 5 navegadores que podem consumir menos memória de seu computador. Confira!

Ao navegar na internet, muitas pessoas acabam utilizando o Google Chrome ou o Firefox, que são navegadores bem populares e contam com inúmeros recursos. Apesar de eles serem bem eficientes, ao estarem recebendo atualizações constantes com novas funções, algumas vezes eles acabam consumindo mais memória RAM do que deveriam nos PCs.

Para evitar esse problema que acabe deixando o seu computador lento, é claro, você pode até realizar certas configurações neles, mas também é interessante conferir alguns navegadores mais “alternativos” para substitui-los sem abrir mão de recursos intressantes e de sua segurança. Assim, confira essa lista do Olhar Digital com 5 navegadores leves para você testar no lugar do Chrome ou Firefox em seu PC.

Brave Browser

A primeira opção de nossa lista fica com o navegador Brave, que acaba tendo até mesmo uma boa popularidade por conta de seus recursos focados em privacidade. Esse navegador utiliza o mesmo motor do Chrome, o Google Chromium, mas devido a suas otimizações, ele acaba abrindo sites mais rapidamente e consome menos memória RAM.

Um destaque bem interessante para o navegador também fica na possibilidade de acessar a rede TOR, sem ter que instalar outro programa para isso. Além de estar disponível para computadores nos sistemas Windows, Mac e Linux, o Brave também pode ser utilizado no Android e no iOS (sistema do iPhone).

Opera GX

O navegador Opera possui diferentes versões para celulares e computadores, que procuram atender diferentes necessidades. O Opera GX foi criado com o conceito de ser um “navegador gamer”, contando até mesmo com um visual que pode ser bem personalizado.

Entretanto, o principal motivo deste navegador estar em nossa lista é devido ao seu recurso de poder limitar a quantidade de memória RAM a ser utilizada para navegar na internet com ele, algo não visto em outros browsers. Assim, com esse recurso, você pode dizer ao Windows o quanto de memória este navegador pode consumir para que você realize outras atividades sem ficar com o PC lento.

Pale Moon

O navegador Pale Moon foi criado em 2009 usando como base o motor do Firefox com objetivo de ser eficiente para seus usuários, como afirmam os seus desenvolvedores. Além de ser otimizado com algumas ferramentas próprias e para processadores modernos, vale notar que o Pale Moon procura não reproduzir todas as funções presentes no Firefox, justamente para se manter leve, inclusive não tendo um grande apelo visual.

Ainda assim, o navegador recebe todas as atualizações de segurança até hoje, que são importantes na hora de acessar a internet. Já um destaque do programa fica para a possibilidade de usar extensões do padrão antigo do Firefox, algo bem útil para quem usava algum complemento que não foi atualizado.

Vivaldi

Esse navegador é uma das opções mais novas de nossa lista, mas logo que foi lançado, ele conseguiu conquistar diversos usuários por conta de ser leve e altamente personalizável. Para o seu motor, assim como o Brave, ele também utiliza o Google Chromium, mas tem algumas mudanças em seu código.

Já algo bem interessante dele são as ações por gestos feitas com o mouse, que podem simplificar algumas tarefas como reabrir ou recarregar uma aba. Além de estar disponível para PCs, o Vivaldi também ganhou recentemente uma versão para o sistema Android.

Waterfox

O último navegador de nossa lista é mais um programa que utiliza como base o motor do Firefox. Entretanto, assim como o Brave e o Vivaldi, ele procura se manter mais atualizado enquanto preza por sua privacidade, tirando do código itens que podem enviar informações de seus dados de navegação ou de como você anda usando o programa.

 

Pronto! Agora, você já conhece algumas opções de navegadores que podem funcionar melhor em seu computador. Caso tenha alguma sugestão de programa que não ficou incluso na matéria, deixe o seu comentário para nós!

 

Por: Olhar Digital

 

 

COMENTÁRIOS