Agenda Hype em casa: Jazz Sinfônica, Pinacoteca, festivais alternativos e cineminha; tudo online e de graça
23/04/2020 13:59 em Dica

Deste lado já completamos mais de 1 mês em casa. Nesse tempo de isolamento, a pausa nos fez chegar a muitos conteúdos online para passar com mais leveza os dias. Lives com shows e boas conversas, tour virtual por exposições, programas e eventos gravados que agora são liberados para o público. Nem parece que faz tanto tempo já… Mas seguimos em casa e daqui te trazemos aquelas dicas lindas para uma semana pelo menos mais leve.

Vem na minha!

#Live

#CulturaEmCasa

A plataforma reúne conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso. Nesta semana, destaque para lives de Rincon Sapiência, dia 22, às 21h30, de Anelis Assumpção e Curumim, dia 24, às 21h30, e de Céu, dia 27, também às 21h30. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e culturaemcasa.sp.gov.br, os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados aplicativos para cada meio.

Pipoca.co

Com uma curadoria sempre focada em trazer artistas com profunda conexão com a rua e com o espaço público, a programação traz nomes como Amanda Ramalho (Esquizofrenoias), Pedro Luís (Monobloco) e o fotógrafo Renato Marangoni. O Cidade Vazia deste sábado mostra o vôo e imagens com o drone de Renato Marangoni e texto de Luisa Micheletti, que promete trazer reflexões sobre o momento atual. Para finalizar, no domingo, dia 26, Pedro Luis, músico e vocalista do Monobloco, conta histórias sobre sua relação com o Carnaval.

 © Gabriela Rassy

Global Music Fest 2020

Entre 23 a 26 de abril, com transmissões inéditas no canal do Youtube do Minuto Indie, o festival online apresenta 20 bandas da cena alternativa de 8 países diferentes. O festival terá a honrosa participação do Doug Martsch (Built To Spill), Rishi Dhir (da banda Elephant Stone, do Canadá), Tempers (brilhante duo de New York), além das bandas Golden Dawn Archestra e Strange Lot (de Austin, Texas), Skeleton Club e Post-Modern Connection (Canadá), Barbi Recanati (artista de destaque na cena argentina) – todas as bandas que foram escolhidas pelo El Sonido/KEXP. Participam também os brasileiros The Baggios, Bike, Ema Stoned, Atalhos e Jonathan Ferr, entre os tantos artistas.

Notas Contemporâneas – Baby do Brasil

O Notas Contemporâneas registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo, no palco do auditório do museu. Em fevereiro de 2018, a convidada do programa foi a cantora e compositora Baby do Brasil. A artista participou de um bate-papo sobre sua carreira mediado pelo jornalista Cadão Volpato, enquanto a Banda MIS interpretou seus grandes sucessos no palco. A exibição acontece na quarta, 22, às 20h.

#Música

Chega | Duda Beat, Jaloo e Mateus Carrilho

Não é porque estamos em casa que precisamos ficar longe né? Por isso a Duda Beat se juntou virtualmente com sua banda, com Jaloo e Mateus Carrilho para lançar um clipe da música “Chega”. “Confesso que esse também acaba por ser um presente imenso pra nós porque fazer música, cantar e tocar é a alegria das nossas vidas! Obrigada. Foi uma delícia descobrir que a sintonia entre todo mundo que está nesse clipe é maior do que a distância que estamos enfrentando”, escreveu no Youbube.

Mais um dia (Remix) | Monkey Jhayam

O artista e sua equipe lançam o primeiro de uma série de remixes feitos durante a quarentena. Neste clipe, a poesia de Monkey é bridada pela imagem aérea de São Paulo, em um dos dias de isolamento, com lindo pôr do sol.

Three Little Birds | Bob Marley & The Wailers

Talvez um dos refrões mais conhecidos e cantados da história da música acaba de ganhar um videoclipe especial. A faixa, extraída do antológico disco “Exodus”, de 1977, virou uma animação no clipe oficial. Em meio à pandemia mundial, o refrão da música, “Don’t worry about a thing / ‘Cause every little thing gonna be alright”, se faz necessário e é um sopro de esperança. A produção faz parte do projeto MARLEY75, idealizado pela família Marley, junto com a Universal Music e o selo Island Records. O objetivo da iniciativa, que se estenderá ao longo de todo o ano com diversos eventos, é celebrar a vida e a obra do lendário cantor e compositor jamaicano. Se estivesse vivo, Bob Marley teria completado 75 anos em fevereiro deste ano.

Me conta da tua janela | ANAVITORIA

 

#Filmes e séries

Ciclo de Cinema e Psicanálise – Clímax

O Ciclo de Cinema e Psicanálise, que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, apresentou, em setembro de 2019, bate-papo sobre o suspense francês Clímax. O debate trouxe as visões do psicanalista convidado Alan Victor Meyer e o jornalista Ivan Finotti sobre as questões apresentadas no longa, com mediação Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP. Agora, o público do #MISemCasa poderá ver (ou rever) o bate-papo, diretamente no canal do MIS no Youtube, na terça, dia 21, às 20h.

Tiger King

Depois de Wild Wild Country, uma série que parece mentira, mas é tudo verdade. Em 8 capítulos, o documentário mostra a surreal história de Joe Exotic e outros amantes dos grandes felinos que entram em uma trama digna de cinema. Se você ainda não assistiu, essa é a deixa.

Assista aqui!

© Gabriela Rassy

Pontos MIS – Bate-papo de Cinema | Em Chamas

A quinta edição do “Pontos MIS – bate-papo de cinema”, programa que traz uma sessão de filme online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no Youtube, traz, em parceria com o Belas Artes à la carte, o longa coreano Em chamas. Premiado pela crítica do Festival de Cannes, o filme conta a história do reencontro de Jong-soo com Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. Com essa aproximação intensa, Hae-mi pede para Jong-soo cuidar de seu gatinho, pois ela tem uma viagem marcada para a África. Na sua volta para casa, Hae-mi apresenta Jong-soo a Ben, um jovem rico e misterioso que conheceu durante a viagem. Ben tem um hobby peculiar que transforma a relação de Hae-mi com Jong-soo. Após a exibição online do filme, no sábado, dia 25, às 15h (mediante inscrição prévia neste link), acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público no Canal do museu no Youtube.

13ª Edição do Festival Curta Taquary

O evento acontece de 22 a 25 de abril de 2020 de forma virtual. São sete mostras competitivas, cada uma com dez filmes concorrentes, e outras três mostras não competitivas. Recebemos 744 filmes inscritos para o evento deste ano. A partir do dia 22 de abril, os filmes poderão ser vistos neste link.

#Visuais

Projeto Parede | Paisagem moderna

O que é o bom gosto? Neste painel, Leda Catunda reúne diversos materiais e imagens associados ao aprazível: paisagens sinuosas, curvas ondulantes, gatinhos, tecidos estampados, cores intensas. Tais elementos são aproximados do público pelo fazer brejeiro da artista, pois o traço dos desenhos parece infantil e espontâneo, assim como os recortes que delimitam as várias peças. A estratégia para aproximar o público da obra passa pelo reconhecimento dos diversos aspectos familiares nela contidos. Porém, sua presença num museu traz um problema: por que ela é considerada arte, enquanto um desenho amador bonito não seria? Ao conseguir despertar essa reflexão no público, a artista questiona os parâmetros de gosto, de arte, de banalidade e de erudição: mexendo assim com nossos valores presentes, a paisagem se torna moderna.

Faça o tour virtual aqui!

#Leitura

“Zine 20 anos Igual Diferente”

A publicação coletiva dos trabalhos dos participantes dos cursos do programa do MAM chega representando a potência de cada forma de ser e fomentando novos projetos de encontro. Em 2018, além de celebrar seus 70 anos, o museu comemora os 20 anos do programa Igual Diferente, que comporta cursos de artes gratuitos que convidam o público a fazer e pensar a arte em um ambiente acessível a todos, independentemente de suas condições física, social ou psíquica. Você pode navegar pela publicação no site do MAM, clicando em “publicações” no menu e depois em “livros”.

#Palestra

Domenico De Masi

Célebre sociólogo e autor criador do conceito de ócio criativo, foi à #CasaFirjan lançar seu novo livro: Uma simples revolução. O autor apresenta proposições sobre a era pós-industrial, tecnologia, trabalho, tempo, ócio, criatividade, crescimento, decrescimento, política e estética.

 

Por: msn.com

COMENTÁRIOS