Covid-19: universidade no Japão usa robôs em cerimônia de formatura
08/04/2020 22:56 em Tecnologia

Foto: Busines Breakthrough University/DI

Os alunos puderam circular pelo salão de festas, vestir as roupas adequadas e receber o diploma das mãos do reitor, mesmo sem sair de casa por causa da pandemia

O pessoal da Business Breakthrough University (BBT) de Tóquio, no Japão, não deixou que a pandemia do novo coronavírus atrapalhasse seus planos para a formatura. Utilizando robôs móveis equipados com tablets e um aplicativo para videoconferência, eles realizaram a cerimônia de graduação em um hotel, com direito a vestimenta formal, juramento e entrega de diplomas.

Os robôs utilizados foram os Newme, desenvolvidos pela OhmniLabs para o mercado japonês. Eles combinam robótica, Realidade Aumentada/Realidade Virtual e Inteligência Artificial para “teletransporte” instantaneamente o usuário para um local remoto. Com um tablet acoplado rodando o aplicativo Zoom, cada estudante pode participar da cerimônia de casa.

A formatura aconteceu no último dia 28 de março, no Hotel Grand Palace, em Tóquio. Os quatro graduados (dois de graduação e dois de pós-graduação) operaram o Newme de casa, enquanto assistiam online pelo Zoom. Cada robô transmitia em seu tablet o rosto do aluno e se moviam pelo salão usando suas rodas. Os Newme ainda usaram o vestido de formatura e chapéu da Universidade BBT para receber os diplomas das mãos do reitor Omae Kenichi.

A ideia veio do professor Shugo Yanaka, diretor da Faculdade de Administração de Empresas da universidade. “Embora novas medidas de contenção para o coronavírus sejam necessárias, a introdução dos avatares pode tornar uma cerimônia de graduação on-line mais calorosa. Esperamos que esta iniciativa seja útil para instituições de ensino que estão tendo dificuldades em realizar formaturas", contou.

 

Por: Business Insider/Olhar Digital

COMENTÁRIOS