Seis aplicativos nostálgicos para voltar no tempo
04/04/2020 14:24 em Tecnologia

 

Game Snake 97 reproduz jogo da cobrinha nos smartphones — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Programas revivem nos smartphones alguns serviços que fizeram sucesso antigamente

Câmeras analógicas, Windows 98, toques monofônicos. Estes são alguns itens que fizeram parte do dia a dia dos anos 1990 e 2000 e deixaram saudades em muitos usuários, mas que podem ser relembrados de forma fácil nos smartphones atuais. Alguns aplicativos grátis para Android e iPhone (iOS) permitem acabar com a nostalgia ao reviver esses programas e serviços na tela do celular, possibilitando, por exemplo, desenhar no Paint e jogar o clássico "jogo da cobrinha" nos moldes tradicionais.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu seis aplicativos que trazem de volta alguns desses serviços antigos mais queridos pelos usuários que vão fazer você voltar no tempo. Confira, na lista a seguir.

 Aplicativo reproduz Windows 98 no celular — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

1. Aplicativo simula câmera analógica

O aplicativo Huji Cam simula uma câmera fotográfica analógica dos anos 80 e 90 no celular, para que o usuário possa reviver memórias antigas. Para criar o efeito, as fotos capturadas pelo app recebem filtros de cor que deixam a imagem com qualidade semelhante às de um filme de 35 mm. Além disso, feixes de luz simulam o flash estourado, para deixar as imagens ainda mais parecidas com os arquivos antigos.

 

Aplicativo Huji Cam aplica efeitos retrô em fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Para tornar a experiência ainda mais real, o app simula um pequeno visor de uma câmera antiga na tela do celular. No entanto, é possível deixá-lo maior para ter maior visibilidade, assim como trocar para a lente frontal para tirar selfies. As fotos do app também recebem a aplicação de uma data fictícia, que, por padrão, remete ao ano de 1998. O Huji Cam é gratuito e está disponível para Android e iPhone.

2. Aplicativo imita iPod

Em dezembro de 2019, um aplicativo surgiu na App Store com a proposta de trazer de volta o design do player do iPod para a tela do celular. O Rewound é um serviço de streaming de música para iPhone que utiliza skins para transformar o layout, e tem entre as opções um tema que exibe uma cópia fiel da tela do aparelho da Apple. Na tela, o usuário tem à disposição a lista de músicas disponíveis e o Click Wheel, controle deslizante em formato de círculo que deixou o iPod famoso no seu lançamento.

A Apple, no entanto, removeu o aplicativo da App Store alegando que o serviço copiou o layout dos iPods, cobrava pela sincronização com o Apple Music e ainda podia ser confundido com um produto oficial da Apple. O desenvolvedor, que tinha entre os planos liberar a skin para sincronização com o Spotify, busca patrocínio para desenvolver uma solução para a web do seu player do iPod.

 

3. Paint no celular

 Aplicativo disponibiliza o Paint, do Windows, no celular — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O clássico software de criação de desenhos do Windows também pode ser acessado pelo celular. O aplicativo Paint 98, disponível para iPhone, é uma recriação do programa e permite acessar todas as ferramentas do painel tradicional, como pincel, lápis, borracha, balde de tinta e spray, assim como escolher duas cores diferentes para aplicar na tela branca. Também é possível escrever textos e usar formas gráficas, como linhas e retângulos.

Para desenhar, o usuário deve selecionar o botão do "mouse" que deseja usar e arrastar o dedo na tela — cada botão representa uma cor, assim como no computador. É preciso dizer que desenhar com o dedo na pequena tela do celular não é tão simples e os resultados podem não ser tão precisos, mas a experiência vai deixar os mais nostálgicos satisfeitos. Ao final, é possível baixar a arte ou compartilhar pelas redes sociais.

4. Toque de celular antigo

Aplicativo disponibiliza toques monofônicos e polifônicos para usar no smartphone — Foto: Reprodução/Rodrigo FernandesAplicativo disponibiliza toques monofônicos e polifônicos para usar no smartphone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aplicativo disponibiliza toques monofônicos e polifônicos para usar no smartphone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Os antigos toques monofônicos e polifônicos ainda estão muito presentes na memória dos usuários de celular do início dos anos 2000. Pensando nisso, o aplicativo Toque de telefone antigo, disponível para Android, disponibiliza dezenas de sons que ficaram famosos em modelos da Nokia e da Siemens naquela época. Além destes, também é possível ouvir toques típicos de telefones fixos de discagem.

 

Os toques podem ser reproduzidos quantas vezes quiser, e também podem ser baixados para utilização como toque oficial do smartphone do usuário no recebimento de ligações, alarme, notificações ou nas chamadas de um contato específico.

 

5. Simulador de Windows 98

 Aplicativo reproduz fielmente a tela do Windows 98 no celular — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O aplicativo Win 98 Simulator é um emulador completo do Windows 98 para celulares Android. A experiência é extremamente fiel ao sistema e já começa ao abrir o app, quando o usuário pode ouvir o clássico som de inicialização. A partir de então, uma tela completa de computador toma todo o smartphone, permitindo acessar todos os recursos do SO da Microsoft, como o menu Iniciar, o Windows Explorer, jogos como Campo Minado e FreeCell, acessar o MS Dos, Windows Media Player, a pasta “Meus Documentos" e até o Internet Explorer, em que é possível acessar sites de verdade.

O mouse é controlado com o dedo na tela, e os cliques são acionados pelos botões de aumentar e diminuir o volume. Os saudosos pelo Windows 98 encontrarão no aplicativo uma forma rápida de matar a saudade do clássico sistema. Obviamente, ao ser encerrado, o app também reproduz o som de desligamento do Windows.

 

6. "Jogo da cobrinha" dos celulares Nokia

Game Snake 97 reproduz jogo da cobrinha nos smartphones — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O clássico game Snake também pode ser instalado em smartphones atuais com Android ou iOS. O aplicativo Snake 97 reproduz fielmente o jogo, com tela monocromática e sons monofônicos tradicionais, e exibe na tela uma réplica do teclado físico dos celulares antigos, para que o usuário tenha a mesma sensação de usar os botões para controlar a cobrinha, como antigamente.

 

Nas configurações, é possível escolher entre sete opções de celulares antigos, determinar a velocidade do animal e o volume dos sons. O usuário pode jogar em nove níveis originais de dificuldade, além de três opções novas.

 

Por:  The Verge e MacRumors/ TechTudo

 

 

COMENTÁRIOS