Melhores jogos de raciocínio para exercitar o cérebro na quarentena
04/04/2020 12:53 em Dica

 

Lista traz jogos de raciocínio e lógica para pessoas de todas as idades jogarem durante quarentena

Brain Out, CodyCross - Palavras Cruzadas e Jogo de Blocos de Madeira são alguns exemplos de jogos para estimular o raciocínio neste momento de quarentena. Durante o isolamento recomendado devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), os exercícios mentais podem ser muito benéficos. O TechTudo preparou uma lista com oito games de raciocínio disponíveis para Android e iOS (iPhone) para exercitar o cérebro durante esse período.

 

Os títulos envolvem desafios mentais como em Einstein's Riddle, Treinar seu cérebro - Jogos de Raciocínio e Brain Out. Há também quebra-cabeças como Numpuz e Unblock Ball. Os jogos são recomendados para pessoas de todas idades e possuem diferentes níveis de desafios. Todos os listados são grátis, alguns com opção de pagar para ter mais opções de fases ou benefícios como dicas.

 

1. Palavras Conectadas

Disponível para Android e iOS, Palavras Conectadas oferece desafios que envolvem raciocínio e melhora do vocabulário. Nele, você pode treinar o seu português em diferentes mini-games como palavras cruzadas ou adivinhação de palavras. São mais de quatro mil níveis com diferentes modos e uma jogabilidade simples. Quem gosta de desafios com tempo pode jogar com o cronômetro ativado, além de também ser possível jogar sem limite de tempo, optando por uma experiência mais relaxante.

 Palavras Conectadas tem diferentes modos para testar o vocabulário dos jogadores — Foto: Divulgação/Zentertain

2. Brain Out

Brain Out é um jogo com diversos desafios de lógica disponível para Android, iPhone (iOS) e PC (Windows). São vários níveis com perguntas ou charadas que, à primeira vista, podem parecer simples. No entanto, há sempre alguma "pegadinha" que serve para testar a atenção e perspicácia do jogador. Este é um jogo que busca estimular o pensamento criativo e a procura por soluções “fora da caixa”. Se não estiver conseguindo passar de algum nível, o usuário pode optar pelo sistema de dicas.

 

Brain Out apresenta quebra-cabeças simples mas sempre com alguma pegadinha para enganar os jogadores — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

3. Jogo de Blocos de Madeira

Exigindo concentração e raciocínio lógico, o Jogo de Blocos de Madeira é um desafio clássico e muito divertido para toda a família. O objetivo é encaixar os diferentes blocos em um tabuleiro 10x10, preenchendo as fileiras ou colunas para eliminá-las. O objetivo principal do game é eliminar o máximo de fileiras e colunas até que não haja mais espaço para novos blocos. Disponível para Android, iPhone (iOS) e PC (Windows).

 Elimine as linhas e fileiras de blocos para ganhar pontos neste Jogo de Blocos de Madeira — Foto: Divulgação/ Beetles Games Studio

4. Numpuz: Jogos Numéricos Clássicos e Quebra-Cabeças

Quem gosta de desafios envolvendo números pode baixar o jogo Numpuz, disponível para Android. Este é um quebra-cabeças de arrastar peças em que o jogador deve desembaralhar os números, colocando-os em ordem. Ele oferece seis níveis de dificuldade, começando por puzzles 3x3 para crianças ou iniciantes e indo até desafios 8x8 que só devem ser encarados pelos mais experientes.

 Em Numpuz o jogador deve arrastar as peças para organizar os números — Foto: Divulgação/ DoPuz Games

5. Unblock Ball - Block Puzzle

Em Unblock Ball, o objetivo é organizar as peças de madeira para permitir que a bola chegue ao objetivo. Além de peças metálicas que não podem ter sua posição alterada, há também o desafio extra de tentar coletar as três estrelas no caminho. Atualmente, o jogo para Android já conta com mais de 300 níveis, que ficam cada vez mais desafiadores à medida em que o usuário progride.

 

 O desafio em Unblock Ball é criar um caminho para a bola chegar até o objetivo — Foto: Divulgação/Fun Free Fun

6. Einstein's Riddle - Jogo de Charada Lógica

O Enigma de Einstein é um dos desafios de lógica mais famosos de todos os tempos. No aplicativo Einstein's Riddle, este puzzle está disponível para Android, totalmente adaptado para jogar no celular. Ao receber as dicas iniciais, o jogador deve usar o pensamento lógico e eliminação para descobrir quais características pertencem a cada pessoa. O game oferece mais de dois mil charadas com dificuldades que vão de novato ao profissional.

 Einstein's Riddle traz diversas charadas baseadas no famoso Enigma de Einstein — Foto: Divulgação/Rottz Games

 

7. CodyCross – Palavras Cruzadas

Dos mesmos criadores do popular Stop, este jogo de palavras cruzadas vai testar o seu raciocínio e conhecimento. O jogador deve ler as dicas para tentar descobrir as palavras em cada posição. Ao passar por cada nível em CodyCross, o usuário progride no mapa, que vai apresentando desafios cada vez maiores. O objetivo é ir o mais longe possível, a fim de ultrapassar o progresso dos seus amigos.

 

 CodyCross é uma divertida evolução das palavras cruzadas que testa seu conhecimento e ajuda a aprender — Foto: Reprodução/Google Play

8. Treinar seu cérebro - Jogos de Raciocínio

Quem busca variedade pode gostar do aplicativo para Android Treinar seu cérebro - Jogos de Raciocínio. Ele possui diferentes desafios de raciocínio lógico e matemático que também envolvem associação visual, habilidades motoras e concentração. Por meio de uma interface simples e intuitiva, o game oferece quebra-cabeças para pessoas de todas as idades, elaboradas com a supervisão de médicos e especialistas em neuropsicologia.

 Jogos de racioocínio oferece desafios instigantes para os jogadores — Foto: Divulgação/Senior Games

 

Por: TechTudo

 

COMENTÁRIOS