Estudantes desenvolvem sutiã que detecta câncer de mama precocemente
03/04/2020 19:38 em Ciência

Futuramente, a tecnologia poderá atuar no tratamento da doença.

Estudantes da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um sutiã inteligente capaz de detectar câncer de mama em seus estágios iniciais. De acordo com os desenvolvedores, é a primeira peça de roupa que pode ser usada na prevenção da doença.

Chamado de SmartBra, o sutiã utiliza ondas de ultrassom geradas por sensores piezoelétricos, cristais que criam tensão elétrica, para detectar massas suspeitas ou o crescimento dos nódulos em pacientes já diagnosticados.

Em parceria com a startup local IcosaMed, os estudantes pretendem lançar o SmartBra no mercado em 2021. Inicialmente, o produto será vendido apenas para quem já está tratando o câncer de mama, a fim de que sejam feitos monitoramentos diários para atestar a credibilidade da peça.

Passada essa etapa, o SmartBra será comercializado, também, para pessoas predispostas à doença ou para quem quiser adquirí-lo. No futuro, a intenção dos estudantes é que o produto seja usado igualmente como uma terapia complementar.

"Esperamos que um dia também possa agir preventivamente e emitir ondas de ultrassom quase contínuas e em baixas doses de maneira controlada, de modo a estimular a apoptose na massa cancerígena", contou Max Boysset, fundador e CEO da IcosaMed.

Grandes companhias, como IBM e Google, já utilizam inteligência artificial para detectar o câncer de mama antes mesmo de seu surgimento. No entanto, esses métodos usam mamografia com raio X, o que torna o SmartBra mais inovador e seguro.

 

Via: Engadget/Olhar Digital

COMENTÁRIOS