Botões virtuais podem tornar celulares ainda mais resistentes à água
17/12/2019 15:28 em Tecnologia

Novo sensor desenvolvido pela UltraSense permite detectar toque através de plástico ou mesmo luvas, e pode eliminar os botões de liga/desliga e volume nos smartphones já em 2020

 

 

 

Primeiro foram os botões de navegação físicos. Depois, a entrada para fones de ouvido. Então veio a vez do sensor de impressões digitais. E o próximo item a “sumir” dos smartphones podem ser os últimos botões físicos que restam, os de liga/desliga e volume.

 

A tecnologia está sendo desenvolvida por uma empresa chamada UltraSense, que criou um novo sensor, chamado TouchPoint, com apenas 1,4 × 2,4 mm que é capaz de detectar toques com precisão, mesmo atrás de uma camada de plástico ou se o usuário estiver usando luvas.

 

Ele pode diferenciar toques acidentais de intencionais, ou um dedo de outros objetos, segundo a fabricante. O consumo de energia é tão baixo, 20 miliamperes, que o impacto na autonomia de bateria seria quase imperceptível.

 

 

 

                                       

 

 

 

                               Sensor UltraSense TouchPoint sobre moeda de 1 centavo de dólar. Crédito: UltraSense

 

 

 

A ideia é que este sensor possa substituir os botões físicos, com algumas vantagens. Entre elas a ausência de desgaste mecânico com o tempo e o fim da necessidade de abrir, e selar, buracos na carcaça do aparelho para os botões. Com isso, fica mais fácil tornar o smartphone a prova d’água.

 

A tecnologia permitiria aos fabricantes acabar com os últimos componentes móveis em um smartphone e criar um design completamente “clean”, sem nenhum buraco ou interrupção. Recarga? Via Wi-Fi. Áudio e acessórios? Bluetooth. Botões? Virtuais. 

 

De acordo com a empresa o custo do seu sensor é o mesmo de um botão físico, cerca de US$ 2, e as “cinco principais fabricantes” (Samsung, Huawei, Oppo, Apple e Xiaomi) de smartphones estão avaliando ou incorporando o sensor em seus produtos.  

A UltraSense irá demonstrar o TouchPoint durante a CES 2020, que ocorre entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2020 em Las Vegas, nos EUA

 

Via: Olhar Digital

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!