Primeiro caminhão autônomo sem cabine para motorista é apresentado
25/09/2019 10:33 em Tecnologia

Caminhão autônomo AXL operará em minas e canteiros de obras

 

 

A Scania, empresa sueca fabricante de caminhões e ônibus, apresentou nesta terça-feira (24) um caminhão autônomo que não possui cabine para motorista. Chamado de AXL, o veículo é o primeiro da empresa sem espaço para humanos, mesmo que ele ainda seja monitorado remotamente.

Agora, muitas companhias estão liberando veículos autônomos em estradas, mas todos pedem por um motorista atrás do volante, para garantia de segurança. A falta de uma cabine, portanto, é uma grande evolução por parte da Scania, que foi auxiliada pelas condições de atuação.

 

 

O caminhão operará em minas e canteiros, locais com circulação controlada. Segundo a empresa sueca, a atuação nesses lugares é facilitada por ter um sistema de logística já definido, que informa ao veículo como a tarefa deve ser executada.

O AXL conta com radares, sensores e câmeras. O design do caminhão também segue o padrão de um veículo normal, sem muitas alterações, mesmo com a falta da cabine. Quanto ao motor, o AXL funciona à combustão, porém roda com biocombustíveis.

 

 

 

A Scania pode ter aberto o caminho, mas suas concorrentes não estão muito atrás. A Volvo também trabalha em um caminhão autônomo sem cabine e não deve demorar muito para ganhar versões de produção.

 

Via : Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!