Foto: Reprodução
Se você não está satisfeito com a água e as balinhas oferecidas nos carros da Uber, agora será possível comprar outros tipos de snacks. Nesta semana, a Uber anunciou que vai levar a loja de conveniência am/pm, da rede Ipiranga, para dentro dos carros. Assim, quando você estiver atrasado para algum compromisso e não teve tempo de comer, já pode fazer um lanchinho durante a corrida mesmo. Ou, para aqueles momentos em que não tem quase nenhum lugar aberto mais e você só precisa enganar o estômago, a novidade pode ser uma grande salvação.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Cargo, empresa norte-americana de comércio “in-car”, e a Uber. Por enquanto, as chamadas “Cargo Boxes” só estarão disponíveis em São Paulo e Rio de Janeiro. Os motoristas que quiserem participar, devem se credenciar gratuitamente pelo site drivecargo.com.br e retirar a Cargo Box e um cooler na loja am/pm selecionada. Para instalá-la no carro, basta afivelar a caixa ao console central do veículo e conectá-la ao carregador. A vantagem para o motorista é que eles recebem uma comissão de 25% dos produtos vendidos e 100% das gorjetas recebidas pelo Cargo Store.
Se você, passageiro, entrou em um carro com uma Cargo Box instalada, é só utilizar a câmera do seu celular para escanear o QR code, disponível na própria Cargo Box ou no display do encosto de cabeça do carro. Pelo celular, será possível visualizar o catálogo de produtos, selecionar o que você quer e escolher a forma de pagamento. Assim que o checkout for confirmado – e o veículo estiver parado de maneira segura, claro – o motorista entrega o produto a você.
As lojas am/pm serão responsáveis por fornecer o inventário das Cargo Boxes, que, aqui no Brasil, vão incluir cookies da Toddy, balas Fini, barra de proteína, entre outros. Esses inventários serão gerenciados por um sistema próprio da Cargo. Isso oferece um grande benefício à am/pm, visto que é muito mais provável alguém comprar um produto que já está disponível dentro do carro do que se dirigir até a loja de conveniência.
Já o posto Ipiranga também pode tirar vantagem dessa parceria. Assim que seu estoque de produtos da Cargo Box acabar, o motorista deverá ir até uma loja am/pm, que são operadas pelo posto Ipiranga, para reabastecer. Em tese, essa estratégia vai atrair mais motoristas aos postos da rede e, considerando que eles precisam abastecer o veículo regularmente e de forma prática – sem se deslocar muito ou perder tempo – isso pode impulsionar as vendas de combustível dos postos também.
A parceria entre a Uber e a Cargo teve início em julho de 2018, nos Estados Unidos, em São Francisco e Los Angeles. Atualmente, as Cargo Boxes também estão presentes nos carros de Nova York, Miami, Boston e Washington D.C.. O lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro marca a expansão internacional dessa parceria. A ideia é implementar as caixas em outros países da América Latina também.
De fato, a ideia parece muito inteligente, pois oferece benefícios a todos os envolvidos: conveniência ao passageiro, renda extra ao motorista, e aumentos nas vendas das lojas am/pm e do posto Ipiranga.
Via: GizModo