Ele decide!
Neymar conduziu o Santos a mais uma vitória, determinante na luta para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o camisa 10 do Peixe anotou os três gols dos 3 a 0 sobre o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Todos no segundo tempo, após uma primeira etapa morna das duas equipes. O resultado não apenas mantém o time santista fora da zona de rebaixamento, como dá um passo importante para se garantir na elite.

Neymar jogador do Santos comemora seu gol durante partida contra o Juventude no estádio Alfredo Jaconi pelo campeonato Brasileiro A 2025 (Foto: Luiz Erbes/AGIF)
Como fica
Em 14º lugar, o Santos soma agora 44 pontos, dois à frente do Vitória, primeiro time dentro do Z-4. O resultado elástico no Sul deixa o Peixe com saldo -8, 10 a mais que o rival baiano, com -18. Isso significa que um empate contra o Cruzeiro, no domingo, será suficiente para assegurar a equipe na primeira divisão.
O Juventude, já rebaixado, estaciona em 34 pontos, na penúltima posição.
Maior público do ano
Mesmo com rebaixamento já decretado, a última partida do Juventude no Jaconi no ano, contra o Santos de Neymar, registrou o maior público da temporada. Foram 15.343 torcedores presentes, pouco acima das 15.204 pessoas na derrota do Ju para o Flamengo.

Torcedores no Alfredo Jaconi com mensagens para Neymar (Foto: Luiz Erbes/AGIF)
Primeiro tempo
Dois times com pouca criatividade, condizente com a situação na tabela. O Santos teve mais oportunidades de perigo. Logo aos quatro, Neymar acionou Guilherme, que bateu forte da entrada da área para defesa de Jandrei. Já aos 30, camisa 10 do Peixe arriscou quase do meio-campo para surpreender o goleiro, mas a bola subiu demais. Pouco depois, Souza também finalizou de fora da área, para defesa firme de Jandrei. Antes disso, aos 26, o Juventude chegou a balançar as redes com Taliari, aproveitando rebote de Brazão após chute de Marcelo Hermes. Porém, o lance foi invalidado por impedimento do atacante.
Segundo tempo
Antes dos dois minutos, Neymar teve grande chance. O Santos fez boa trama do meio para a esquerda, Souza cruzou, a bola desviou e encontrou o camisa 10 na pequena área, mas a finalização foi por cima. O Juventude respondeu aos sete. Jadson recebeu de Nenê e bateu de fora, alto demais. Quando chegou de novo, o Peixe abriu o placar. Outra vez com boa troca de passes, da direita até a esquerda de ataque, Guilherme serviu Neymar na área, o chute desviou e foi no ângulo. Dez minutos depois, em contra-ataque, o craque santista recebeu na área e venceu o goleiro com um toque por baixo. Não demorou para sair o terceiro. Barreal, aos 23, acertou a trave. Porém, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi chamado para revisar lance em Lautaro Díaz, puxado por Rodrigo Sam na área. O pênalti foi marcado, e Neymar deslocou Jandrei para fechar o hat-trick.

Neymar - Juventude x Santos - Brasileirão - Alfredo Jaconi (Foto: Luiz Erbes/AGIF)
Agenda
Na última rodada do Brasileirão, o Juventude visita o Corinthians, na Neo Química Arena, enquanto o Santos, lutando pela permanência, recebe o Cruzeiro, na Vila Belmiro. As duas partidas ocorrem domingo, às 16h.
Via: G1