MENU
Verstappen vence GP de Las Vegas; Bortoleto abandona
Lando Norris foi desclassificado da prova, junto com seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, após apresentarem desgaste na prancha do assoalho acima do permitido por regulamento
Por Maria Eduarda
Publicado em 24/11/2025 09:43
Esportes
FREDERIC J. BROWN / AFP

Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP de Las Vegas, disputado na madrugada deste domingo (23), e entrou de vez na briga pelo pentacampeonato. Sua situação não poderia ter ficado melhor, já que depois da corrida Lando Norris, líder do Mundial de Pilotos e segundo colocado na prova, e Oscar Piastri, o quarto, foram desclassificados por desgaste excessivo na prancha do assoalho dos carros da McLaren, acima do limite estabelecido pelo regulamento.

Com as punições, George Russell herdou a segunda posição, enquanto Kimi Antonelli, que havia terminado em quinto, foi ao pódio em terceiro lugar. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto se envolveu em um acidente com Lance Stroll, da Aston Martin, logo na largada e abandonou a prova ainda na primeira volta.

Com o resultado, Lando Norris manteve os 390 pontos e Oscar Piastri, 366. Max Verstappen, com os 25 pontos da vitória, alcançou os 366 e empatou com o australiano, além de ter encurtado a distância em relação ao britânico, aproximando-se da dupla na disputa do título.

A próxima parada da Fórmula 1 será em Lusail, no Catar, no próximo fim de semana. Na sexta-feira (28), os pilotos fazem um único treino livre, às 10h30 (de Brasília), e definem o grid da corrida sprint às 14h30. No sábado (29), a sprint acontece às 11h, seguida pelo treino classificatório da corrida principal às 15h. No domingo (30), a largada está marcada para as 13h.

A corrida em Las Vegas começou agitada. Pole position, Norris perdeu posições para Verstappen e Russell logo nos metros iniciais, enquanto Gabriel Bortoleto abandonou após se envolver em uma batida na primeira curva com Lance Stroll – o brasileiro foi punido com a perda de cinco posições no grid no Catar. Lewis Hamilton, partindo apenas da 19ª posição, ganhou sete lugares e fechou a primeira volta em 12º.

Verstappen e Russell ditaram o ritmo nas voltas iniciais, abrindo vantagem sobre Norris, que vinha em terceiro. Mais atrás, Carlos Sainz e Isack Hadjar faziam prova consistente dentro do top 5. Enquanto isso, Piastri lutava para recuperar terreno e aparecia apenas em sétimo, ao passo que Charles Leclerc escalava o pelotão e assumia a quinta colocação.

A partir da volta 18, começaram as paradas. Russell inaugurou o movimento e colocou pneus duros. Piastri seguiu a mesma estratégia, assim como Norris e Sainz, que pararam na volta 23. Leclerc, em ritmo forte, superou Sainz pouco depois. Verstappen fez seu pit stop na volta 26 e voltou ainda à frente de Russell, com cerca de 1s4 de vantagem.

Na volta 32, Verstappen retomou o ritmo forte e abriu diferença confortável sobre Russell, que passou a ser pressionado por Norris. Faltando 15 voltas para o fim, o britânico conseguiu a ultrapassagem e assumiu a segunda posição, mas já estava a 5 segundos do líder da corrida.

Sem mudanças entre os ponteiros até a bandeirada, Verstappen confirmou sua 69ª vitória na carreira e festejou a aproximação do topo da tabela, com chances reais de alcançar seu quinto título mundial.

 

Confira o resultado final do GP de Las Vegas de Fórmula 1:

1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h21min08s429

2º – George Russell (GBR/Mercedes), a 23s546

3º – Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 30s488

4º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 30s678

5º – Carlos Sainz (ESP/Williams), a 34s924

6º – Isack Hadjar (FRA/RB), a 45s257

7º – Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 51s134

8º – Lewis Hamilton (GBR/Ferrari), a 59s369

9º – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1min00s635

10º – Oliver Bearman (GBR/Haas), a 1min10s549

11º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1min25s308

12º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1min26s974

13º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1min31s702

14º – Liam Lawson (NZE/RB), a 1 volta

15º – Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta

 

Não completaram: Alexander Albon (TAI/Williams), Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber) e Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

Desclassificados: Lando Norris (GBR/McLaren) e Oscar Piastri (AUS/McLaren)

 

 

Via: Jovem Pan

Comentários
Comentário enviado com sucesso!