O WhatsApp vai parar de funcionar em três modelos antigos de iPhone a partir desta segunda-feira (05). Isso porque o aplicativo da Meta vai passar a funcionar apenas em aparelhos com sistema operacional a partir do iOS 15.1. Até então, a “nota de corte” era o iOS 12.
Com essa mudança, o WhatsApp vai parar de funcionar nos seguintes modelos: iPhone 5S, iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Isso acontece para a Meta manter a qualidade do serviço e permitir que o aplicativo incorpore novas funcionalidades e medidas de segurança, segundo a página de suporte do WhatsApp.
WhatsApp para de funcionar em sistemas operacionais antigos por ficar complexo demais
O WhatsApp verifica anualmente quais versões do iOS e do Android ficam defasadas. A partir deste levantamento, o aplicativo deixa de receber atualizações de segurança em algumas versões desses sistemas operacionais. E, em alguns casos, para de funcionar.

Conforme celulares ficam mais avançados, WhatsApp fica mais complexo (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)
Por que isso importa para o usuário? Para começar, porque atualizações corrigem erros, falhas e brechas de segurança – isso não só no WhatsApp, mas em aplicativos e sistemas operacionais no geral. Ou seja, ao usar versões desatualizadas, o usuário se coloca sob risco.
Além disso, o aplicativo eventualmente para de funcionar em algumas versões de sistemas operacionais por ficar complexo demais para eles. Imagine o iOS 12, lançado em 2018, lidando com recursos do Meta AI, por exemplo. É como tentar rodar um jogo de PlayStation 5 num PlayStation 2.
No entanto, o WhatsApp avisa antes de parar de funcionar. Os usuários recebem uma notificação para lembrá-los da necessidade de atualizar o sistema operacional.

Para checar se há atualizações para o iOS, basta ir em “Ajustes” (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)
No caso do iOS, o caminho para obter a versão mais recente disponível para o seu iPhone é assim:
- Vá em “Ajustes” (aquele ícone com desenho de engrenagem que provavelmente está numa das suas telas iniciais);
- Toque em “Geral“;
- Escolha “Atualização de Software“;
- Se aparecer alguma atualização para baixar e instalar, é só tocar nela;
- Dica: ative a atualização automática para não ter que fazer todo esse processo de novo.
Para quem usa Android, uma boa notícia: a “nota de corte” para o WhatsApp funcionar em celulares com esse sistema operacional continua sendo o Android 5.
Agora você pode usar IA da Perplexity no WhatsApp
A Meta AI ganhou competição no próprio quintal. Isso porque a inteligência artificial da Perplexity, conhecida por suas respostas com base em fontes da internet, chegou ao WhatsApp.

Dá para conversar com IA da Perplexity no WhatsApp (Imagem: gguy/Shutterstock)
A novidade foi compartilhada pelo CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, em suas redes sociais na segunda-feira (28). Ele revelou que, na versão integrada ao aplicativo mensageiro, é possível obter respostas com fontes e gerar imagens.
O número para “contatar” a inteligência artificial é +1 (833) 436-3285. Se você criar um contato para ela no WhatsApp, lembre-se de mudar o país de “Brasil” para “Estados Unidos”. Depois, já dá para enviar mensagens – por exemplo: perguntas (em texto) e pedidos para gerar imagens.

Quem leva o Brasileirão 2025? (Imagem: Olhar Digital)

Ficou bonitinho (Imagem: Olhar Digital)
A principal diferença entre usar a IA da Perplexity e a IA da Meta no WhatsApp é que não dá para “convocar” a primeira em outras conversas. Em outras palavras: só dá para usar a IA da Perplexity na conversa com ela. Já a Meta AI você pode usar em outros cantos do WhatsApp.
Via: Olhar Digital