Os efeitos das mudanças climáticas estão sendo sentidos até na Antártida. Na remota região, cientistas registraram temperaturas muito acima do normal. A causa é uma onda de calor intenso que deve durar mais alguns dias.
Termômetros ficaram muito acima do esperado
De acordo com uma equipe da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, os termômetros subiram mais de 28ºC acima do normal durante o período na Antártida.
As condições climáticas do continente começaram a mudar a partir de meados de julho, mas os cientistas afirmam que a onda de calor pode continuar até meados de agosto.
Nesta época do ano, as temperaturas costumam subir na região.
No entanto, ficaram muito acima do esperado.
As informações são do The Washington Post.
Calor na Antártida pode ter relação com a estratosfera
Os cientistas ainda não descobriram o motivo do aumento histórico das temperaturas, mas acreditam que o evento pode ter conexão com a atividade na estratosfera do planeta. Segundo eles, isso eleva a potencial linha de base para as temperaturas médias, o que resulta em eventos de aquecimento mais impactantes e frequentes.
A estratosfera comumente passa por um processo conhecido como vórtice polar, mas ele foi enfraquecido por ondas atmosféricas neste ano. Essa reação pode justamente causar aumentos repentinos de temperatura.
Outra hipótese é que a cobertura de gelo marinho da Antártida foi a segunda mais baixa nessa mesma época do ano, afetando o equilíbrio do ar frio na região. Há também a possibilidade de o aumento estar conectado com as mudanças climáticas que estão ocorrendo continuamente nos últimos anos.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.