Resistente, flexível e regenerável: novo gel pode revolucionar a engenharia
02/07/2024 08:49 em Ciência

Você já viu aquelas bolinhas de gel que, quando colocadas na água, se expandem e ficam macias e maleáveis? Engenheiros da Universidade da Carolina do Norte (NCSU), nos EUA, criaram um material bem parecido, combinando propriedades de polímeros vítreos – materiais rígidos, mas frágeis – e géis.

Como explica a equipe em um comunicado, o novo “gel vítreo” não evapora e pode ser esticado para alcançar até cinco vezes seu comprimento original sem quebrar. Depois, basta aplicar calor para fazer com que retorne à sua forma inicial. O ma
terial também é altamente adesivo e conduz eletricidade com mais eficiência do que plásticos comuns.

Equipe estuda aplicações do novo “gel vítreo”

Como explica a equipe em um artigo publicado na revista Nature, para criar o gel, foram combinados precursores líquidos de polímeros vítreos e um líquido iônico – que atua como um solvente e confere ao material propriedades como resistência, elasticidade e regeneração. Depois, a mistura foi colocada em um molde e exposta à luz ultravioleta.


“A criação de géis vítreos é um processo simples que pode ser feito curando-os em qualquer tipo de molde ou imprimindo-os em 3D. A maioria dos plásticos com propriedades mecânicas semelhantes exige que os fabricantes criem polímeros como matéria-prima e depois transportem esse polímero para outra instalação onde o polímero é derretido e transformado no produto final”, diz Michael Dickey, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores devem continuar explorando o gel vítreo e suas possíveis aplicações. “Estamos animados para ver como os géis vítreos podem ser usados ​​e estamos abertos a trabalhar com colaboradores na identificação de aplicações para esses materiais”, completa Dickey.

Via:Olhar Digital

COMENTÁRIOS