Lua encerra semana em “encontro triplo”
07/03/2024 09:08 em Ciência

Tem início nesta sexta-feira (8), a “turnê mensal” de março da Lua pelos planetas do Sistema Solar. E o primeiro encontro é praticamente triplo. Neste dia, Marte e Vênus vão compartilhar a mesma ascensão reta com o nosso satélite natural, e os três vão aparecer muito próximos no céu – em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica. 

Tudo começa com a aproximação entre a Lua e Marte. De acordo com o site In-The-Sky.org, do ponto de vista de um observador baseado em São Paulo, a dupla estará visível da 3h51 às 17h, atingindo o ponto mais alto no céu, a 21º acima do horizonte leste, por volta das 5h29 da manhã (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília). 

Como a conjunção entre eles se dará às 2h, o momento exato do fenômeno não poderá ser observado, já que os corpos celestes envolvidos estarão abaixo da linha do horizonte.

Conjunção da Lua com Vênus também não poderá ser vista

Já a conjunção entre a Lua e Vênus será às 14h, momento em que estarão ofuscados pela luz solar. Os dois estarão juntos no céu das 4h25 até quase 18h, atingindo a altitude máxima de 18° acima do horizonte leste por volta das 5h48.

De qualquer forma, os três corpos poderão ser vistos bem próximos na paisagem celeste a partir do meio da madrugada até o amanhecer.

 

 

A Lua estará em magnitude de -9.9, a de Marte será de 1.2, e a de Vênus -3.9, com os três na constelação de Capricórnio. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

O trio não estará próximo o bastante para caber dentro do campo de visão de um telescópio, mas será visível a olho nu ou com um par de binóculos.

O próximo planeta a receber a visita da Lua este mês será Júpiter, no dia 13. Essa série de conjunções ocorre porque ela orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

 

Via:Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!