Explosão Solar além do apagão da internet: quais são os outros efeitos para a Terra?
Ciência
Publicado em 21/11/2023

Em 1859 ocorreu um grande evento solar chamado de 'Evento Carrington', nomeado em homenagem ao astrônomo britânico Richard Carrington, responsável por documentar o que foi considerado como a maior tempestade solar a atingir a Terra até então. Cientistas apontam que a explosão foi o equivalente a 17 bilhões de bombas nucleares explodindo de uma vez na superfície do Sol; a força do fenômeno foi tão forte e impressionante que chegou até a Terra.

 

A erupção solar proporcionou uma impressionante visão do céu em diversas regiões do mundo, mas também causou danos em postes de sistemas de comunicação da época e choques elétricos em operadores telefônicos.

 

Em 2012, ocorreu outro evento semelhante, contudo, a explosão solar não atingiu a Terra diretamente — caso contrário, poderiam acontecer diversos problemas no planeta, um verdadeiro cenário de caos em todo o mundo. Recentemente, um estudo sugeriu que uma nova explosão pode causar um apagão na internet em 2024, mas esse não é o único efeito das erupções solares.

Para explicar quais são os outros efeitos causados pela explosão solar que podem afetar a Terra, reunimos informações de cientistas e especialistas da área. Confira. Uma explosão solar geralmente ocorre quando a energia magnética se acumula na atmosfera do Sol e libera uma grande quantidade de energia e radiação eletromagnética de uma hora para outra, incluindo microondas, ondas de rádio, raios X, raios gama e luz visível. Normalmente, essas erupções surgem em regiões do Sol com manchas solares, onde há campos magnéticos mais potentes.

Os cientistas afirmam que a atividade solar segue um ciclo que acontece a cada 11 anos, causando picos de erupções solares, como o que está acontecendo agora. O máximo desse pico deve ocorrer em 2025; em 2024, existem chances das explosões solares causarem um tipo de apagão na internet

As explosões solares, também conhecidas como ejeções de massa coronal (EMCs), podem causar muito mais que o apagão da internet.

 

Ao todo, existem cinco tipos de erupções solares, são elas: classe X, M, C, B e A. As explosões de classe X são as mais poderosas, depois há as explosões de classe M com uma potência aproximadamente 10 vezes menor; então, seguem as erupções de classe C, B e A, que são fracas o bastante para não causar nenhum grande efeito na Terra.

Explosão solar e tempestades geomagnéticas

As explosões de classes A e B costumam ser as mais frequentes, por isso, a Terra não é tão impactada. O problema é quando acontecem as explosões de classe M e, principalmente, X; nesses casos, a Terra, os satélites ao redor e até os astronautas podem ser significativamente afetados pelo fenômeno.

Via :Tecmundo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!