Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Interessados podem realizar a inscrição até às 23h59 de hoje pela página do participante, no site do INEP.
· Para se inscrever no Enem, você deve acessar a página do INEP, informar seus dados pessoais, escolher o melhor local de prova, a língua estrangeira a qual prefere para o exame e por fim criar um cadastro com senha e foto para acesso ao resultado;
· As inscrições estão abertas desde o dia 5 de junho;
· As provas de 2023 serão aplicadas em 5 e 12 de novembro (dois domingos, como ocorre tradicionalmente);
· Serão 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas, 45 de matemática, 45 de ciências da natureza e redação — a parte de humanas fica para o primeiro dia de prova, incluindo a redação, o restante para o segundo domingo.
· A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser quitada até 21 de junho — somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada.
Vale lembrar que desde o ano passado o Enem aceita o pagamento da taxa de inscrição via Pix, assim, você tem três opções para quitar o valor: boleto, cartão de crédito e Pix. Importante pontuar que mesmo quem conseguiu a isenção precisa se inscrever.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Através das notas os candidatos podem disputar vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo (SiSu, Prouni e Fies).
O resultado oficial da prova deve sair no dia 16 de janeiro de 2024, mas o gabarito ficará disponível bem antes, em novembro.
Cronograma Enem 2023
Inscrições: de 5 a 16 de junho;
Pagamento da taxa de inscrição: 5 a 21 de junho;
Aplicação as prova: 05 e 12 de novembro;
Reaplicação Enem/PPL 2023: 12 e 13 de dezembro;
Divulgação do Gabarito: 24 de novembro;
Resultados: 16 de janeiro de 2024.
Como ocorre tradicionalmente, os portões no dia da prova ficarão abertos das 12h às 13h, com o exame iniciando às 13h30. No primeiro dia, o término da prova ocorrerá às 19h, no segundo às 18h30.
Via: Olhar Digital