A OpenAI pode estar se preparando para lançar um novo modelo de linguagem de código aberto ao público, segundo relatou o The Information. Decisão teria ocorrido devido à pressão e sofisticação das novidades em IA anunciadas pela Meta.
· A OpenAI não abre o código de seus modelos de linguagem desde 2019;
· A Meta lançou em fevereiro modelos (LLaMA) que na mão de alguns pesquisadores se transformaram em softwares rivais da tecnologia do Google e da OpenAI;
· É improvável que a OpenAI lance um modelo que seja competitivo com seu atual, o GPT.
Sem muitos detalhes, a OpenAI não respondeu aos pedidos de comentários da The Information e nem da Reuters.
Além dos códigos lançados em fevereiro, a Meta anunciou mais recentemente avanços e inovações na área de publicidade, destacando o uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o desempenho das campanhas empresariais.
Apresentados durante um evento, a big tech revelou detalhes sobre a AI Sandbox, uma plataforma de testes que visa auxiliar anunciantes por meio de recursos generativos de IA, e novos recursos na suíte Meta Advantage.
Vale pontuar que o Google também realizou recentemente o Google I/O, evento tradicional focado em novidades da empresa — o que também pode ter causado um efeito na OpenAI. Com a disparada do Google e Microsoft (apoiadora da OpenAI) no que diz respeito a corrida da IA, a Meta também tenta se juntar aos concorrentes no lançamento de produtos generativos de IA.
CEO da OpenAI no Brasil
Em meio ao boom que o ChatGPT da OpenAI trouxe, chamando atenção de pesquisadores, investidores e consumidores, o CEO da companhia, Sam Altman, tem enfrentado diversos debates, reuniões e até depoimento no Congresso dos EUA.
O próximo roteiro do empresário responsável pela ferramenta que deu início a toda essa disputa e discussões é o Brasil. Altman desembarca no país esta semana para participar de um evento sobre inovação e Inteligência Artificial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Saiba detalhes aqui!
Via: Olhar Digital