O MEC (Ministério da Educação) antecipou a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 na Página do Participante. Inicialmente, elas seriam divulgadas na segunda-feira (13), mas, na quarta-feira (8), o ministro da Educação, Camilo Santana, informou sobre a mudança.
Como acessar a nota do Enem
O Enem permite ao participante utilizar sua nota para entrar em diversas universidades privadas e públicas, além de universidades internacionais, bem como participar de programas do governo: Sisu, Prouni e Fies.
A seguir, explicamos o que é e quando e como você pode realizar sua inscrição no Prouni.
Imagem: rafapress/Shutterstock
O que é?
O Prouni, sigla de Programa Universidade Para Todos, pertence ao MEC e oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino particulares.
Como funciona?
Você deve indicar até duas opções de curso preferidas (lembre-se sempre de colocar sua opção favorita como a primeira) – para isso, você precisa também selecionar a instituição e o turno desejado.
A seguir, selecione se deseja participar com ampla concorrência ou, caso você se enquadre, por meio de cotas. Então, monitore, todos os dias, a nota parcial para os cursos selecionados. Você pode mudar suas escolhas, caso deseje.
Pré-requisitos
Ter cursado os três anos do Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em instituições privadas e pertencer a família com renda per capita de até três salários mínimos.
Bolsas disponíveis
Integral (ou seja, 100% do curso; destinada aos estudantes com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (ou seja, 50%; destinada aos estudantes com renda mensal familiar per capita de 1,5 a três salários mínimos).
Notas consideradas
As notas que o Prouni considera são as dos Enems de 2021 e de 2022.
Cronograma
- Inscrições: Entre 28 de fevereiro e 3 de março;
- 1ª chamada: 7 de março;
- Comprovação de informações para classificados na 1ª chamada: 7 a 16 de março;
- 2ª chamada: 21 de março;
- Comprovação de informações para classificados na 2ª chamada: 21 a 30 de março;
- Prazo para participar da Lista de Espera: 5 a 6 de abril;
- Divulgação da lista de espera: 10 a 19 de abril;
- Comprovação de informações para chamados na Lista de Espera: 10 a 19 de abril.
Via: Olhar Digital