Não, Não Olhe!, filme dirigido por Jordan Peele, tem referências aos outros dois filmes do diretor: Corra! (2017) e Nós (2019). As produções não integram um universo compartilhado e possuem histórias distintas, mas o cineasta parece conectar alguns pontos usando técnicas conhecidas dos telespectadores.
Uma das ideias de Peele veio provavelmente emprestada da Pixar. O estúdio de animação conecta todos os filmes com o termo "A113" escrito em objetos e situações aleatórias. Sem grande significado para o enredo, sequência de letra e números representa a sala onde os animadores estudaram no Instituto de Artes de Califórnia.
Indo por caminho mais bíblico, Jordan também repetiu uma sequência de letras em números em um objeto durante Não, Não Olhe!. A van de Angel, um dos aliados dos protagonistas, tinha "FE1111" escrito como identificação. Em Nós, os mesmos números aparecem diversas vezes - em cartazes e até nos ponteiros de um relógio.
O trecho de Jeremias 11:11 diz: "Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei." Esta passagem, conforme apontado pelo CBR, diálogo diretamente com o enredo de Nós, quando a antagonista do longa usa as cópias das pessoas com quem ela cresceu para chegar a superfície. As pessoas clamaram ajuda, mas - mesmo em um evento de escala global - nada conseguiu socorrer.
Jeremias 11:11 também se comunica com Não, Não Olhe!. Além disso, o filme começa com outra citação bíblica, do profeta Naum: "Lançarei sobre ti imundícias, tratar-te-ei com desprezo e te porei por espetáculo." Este se torna um tema comum do longa, conforme os personagens tentam documentar o suposto OVNI nas redondezas - definitivamente, um espetáculo.
Via: Rolling Stone