Capa e contracapa ABNT: o que são e como fazer
12/07/2022 10:29 em Dica

A capa e contracapa de um trabalho acadêmico seguem regras específicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas regulamentam o que deve constar no trabalho do início ao fim, bem como da formatação desses elementos. Neste artigo, explicaremos o que são as regras da ABNT e daremos exemplos práticos sobre como fazer a capa e contracapa de acordo com as normas.

 

O que é ABNT?

ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo elaborar normas técnicas para diversos setores da sociedade. A ABNT é reconhecida pelo Governo Federal como o órgão normalizador brasileiro e, por isso, suas normas são adotadas em todo o país.

As normas da ABNT regulam diversos aspectos de um trabalho acadêmico, desde a formatação do texto até a capa e contracapa. No caso das capas, a ABNT estabelece as informações que devem ser incluídas e o formato que elas devem ter.

 

O que são capa e contracapa de trabalho para ABNT?

As capas e contracapas de trabalhos acadêmicos têm como objetivo principal fornecer informações básicas sobre o documento. Além disso, elas também servem como uma forma de proteger o trabalho e dar um aspecto mais profissional.

Elas seguem regras específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas regulamentam tanto as informações que devem ser incluídas nas capas, quanto o formato delas.

Trabalhos acadêmicos no Brasil devem seguir normas da ABNT. Imagem: iStock

No geral, são usadas para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), mas também podem ser usadas para outros tipos de trabalhos acadêmicos, como monografias e artigos científicos.

As capas e contracapas de trabalhos acadêmicos seguem as normas NBR 6023, NBR 6024 e NBR 14724 da ABNT. Essas normas regulamentam tanto as informações que devem ser incluídas nas capas, quanto o formato delas.

Devem conter as seguintes informações:

  • Nome da Instituição
  • Nome do curso
  • Nome do autor (pessoa que realiza o trabalho)
  • Título
  • Subtítulo
  • Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado
  • E ano de apresentação do trabalho.

As capas e contracapas de trabalhos acadêmicos devem seguir o formato A-4, que é o formato padrão para capas e contracapas no Brasil. Esse formato é determinado pelo tamanho da folha (A-4), a altura (210 mm) e a largura (297 mm).

As capas de trabalhos acadêmicos devem ser impressas em papel branco, com fonte Times New Roman tamanho 12. Já as contracapas devem ser impressas em papel verde, amarelo ou azul, com fonte Times New Roman tamanho 12.

 

Como fazer capa nas normas da ABNT

As margens da capa de um trabalho acadêmico devem ser de 25 mm (margem superior), 30 mm (margem inferior), 20 mm (margem esquerda) e 20 mm (margem direita).

Na capa, a informação do título do trabalho deve ficar na parte superior, centralizada. Já o nome do(a) autor(a), o curso, a instituição e a cidade devem ficar na parte inferior, também centralizados.

 

No Word:

  1. Primeiro, determine o formato da capa. Como já mencionado, a capa deve seguir o formato A-4;
  2. Definir as margens (25 mm (margem superior), 30 mm (margem inferior), 20 mm (margem esquerda) e 20 mm (margem direita));
  3. Em seguida, escolha uma fonte e um tamanho de fonte para o texto. A fonte Times New Roman tamanho 12 é a fonte recomendada pelas normas da ABNT;
  4. Depois, escolha um papel para imprimir a capa. O papel branco é o mais indicado pelas normas da ABNT;
  5. Por fim, insira as informações obrigatórias na capa. Essas informações são: o título do trabalho, o nome do(a) autor(a), o curso, a instituição, cidade e a data da apresentação do trabalho;
  6. Opcionalmente, você também pode incluir outras informações, como o número da matrícula do(a) autor(a) e o ano de conclusão do curso.

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!