Android 13 vai ajudar desenvolvedores a testar apps com internet lenta
25/03/2022 14:14 em Tecnologia

O Google está trabalhando em um novo recurso para a próxima atualização do Android 13 que permitirá que qualquer conexão de internet seja limitada. Isso vai ajudar desenvolvedores a testar se seus apps para o Android 13 funcionam satisfatoriamente com internet lenta, já que nem todo mundo tem conexão rápida sempre à disposição.

A função, apontada pelo site Esper, ainda não está implementada, mas um código do Android Open Source Project (AOSP) indica que os desenvolvedores poderão definir a velocidade da rede em bytes por segundo.

Mas uma questão é que a função exige suporte no nível do kernel e, como a maioria dos dispositivos não recebe atualizações do kernel após o lançamento, vários celulares e tablets provavelmente não terão suporte para a limitação da rede. O kernel também deve ser programado com certas opções de configuração habilitadas, como CONFIG_NET_SCHED.

No momento é possível executar o Android Studio Emulator com internet lenta, mas não tem um jeito fácil de testar apps em conexões de rede limitadas com um dispositivo físico real. Alguns desenvolvedores até usam micro-ondas (desligados, claro) ou gaiolas de Faraday para enfraquecer o sinal de internet de um dispositivo para teste.

O Google também vai oferecer suporte para limitar conexões no navegador Chrome, o que ajuda a testar o desempenho de sites ou apps da web com internet lenta. E essa configuração também será disponibilizada para todos os navegadores baseados no Chromium.

Além da função de teste com internet lenta, o Android 13 Developer Preview 2 vai trazer permissões de tempo de execução para notificações de apps, quebra automática de texto em japonês melhorada, uma nova API de tradução de texto para idiomas como japonês, fontes COLR, MIDI 2.0 e áudio Bluetooth LE.

 

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!