Startup americana utiliza robôs autônomos para higienizar aviões
04/03/2022 16:22 em Tecnologia

A Avelo Airlines, companhia aérea de baixo custo sediada no Texas (EUA), começou a utilizar robôs autônomos para desinfetar as cabines de seus aviões. Fabricado pela empresa canadense Aero HygenX, o robô, conhecido como “Ray”, faz uso de luz ultravioleta (UVC) para realizar o procedimento — considerado essencial para conter a propagação do Covid-19.

“Estamos entusiasmados por estar na vanguarda da prevenção à propagação do Covid-19 e outros vírus”, disse o presidente e diretor executivo da Avelo, Andrew Levy, em comunicado à imprensa, na última quinta-feira (3). “O ‘Ray’ é mais seguro, mais rápido, mais econômico e uma solução mais sustentável do que o processo de desinfecção manual e convencional baseado em produtos químicos e utilizado pela maioria das companhias aéreas.”

Segundo a Avelo, o robô consegue eliminar até 99,9% dos patógenos nocivos encontrados no ar e na superfície da cabine, cozinha, lavatório e convés da aeronave. O Ray também será utilizado no espaço da Avelo em terminais aeroportuários em Los Angeles, na Califórnia, e em Tweed-New Haven, em Connecticut.

 

Tecnologia divisora de águas

 

O uso do Ray promete ser um divisor de águas para o Avelo. Ainda que o setor aéreo se recupere do Covid-19 nos próximos anos, a ênfase em procedimentos de higienização parece ter vindo para ficar, segundo Arash Mahin, CEO da Aero Hygen X, construtora do robô.

“A parceria da Avelo com a Aero HygenX irá aprimorar o regimento de desinfecção de aeronaves e aeroportos e exemplificar o compromisso da companhia aérea com segurança, confiabilidade e inovação”, disse, em comunicado, o executivo da empresa que também fornece robôs para os aviões da Lufthansa.

A frota da Avelo atualmente é composta por seis aeronaves Boeing 737NG. De acordo com dados da CH-Aviation, três dos aviões são 737-700, enquanto os outros três são 737-800. Com uma frota tão pequena, a empresa texana pode utilizar os robôs para desinfetar os aviões no final do dia sem grandes problemas.

A medida também pode ser vista como uma resposta à iminente expiração de uma ordem federal que exige a utilização de máscaras por passageiros em aviões. A obrigatoriedade terminará no dia 18 de março.

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!