Twitter lança etiqueta para identificar bots na plataforma
18/02/2022 08:42 em Tecnologia

É robô ou não é? A partir de agora, as contas de bots no Twitter poderão receber um novo rótulo, lançado globalmente nessa quarta-feira (16), que ajudará a identificar mais facilmente as interações realizadas com esse tipo de perfil na plataforma.

Introduzidas em setembro do ano passado, quando teve início o período de testes, as etiquetas de identificação de bots no Twitter liberadas para todos agora fornecem mais detalhes sobre as contas automatizadas. Os humanos responsáveis pela conta e a finalidade daquele perfil são alguns dos detalhes exibidos.

De acordo com o microblog, o recurso fornece uma maior transparência e confiabilidade, permitindo que o internauta identifique se uma conta é bot ou não. A partir dos dados mostrados pela ferramenta, as pessoas terão mais informações para decidir quais contas seguir e com quais se envolver, conforme explica a rede social.

Conta automatizada identificada pelo Twitter.

Fonte:  Twitter/Divulgação

 

As contas automatizadas são aquelas que executam ações programadas por meio da API do Twitter. Entre os exemplos de “alta qualidade”, vale destacar os bots que ajudam a baixar vídeos, a atualizar as informações do clima e as últimas notícias e a encontrar vagas de emprego, mas há também os “bots ruins”, utilizados para disseminar fake news, entre outras coisas.

Identificando os bots

As novas etiquetas de contas automatizadas do Twitter são opcionais. Quando o administrador do robô escolher adicionar o recurso, o rótulo aparecerá na página do perfil do bot, logo abaixo do nome e do identificador, como mostrado na imagem acima.

O rótulo será mostrado ainda em todos os tweets feitos por aquela conta, trazendo a figura de um robô ao lado da palavra “Automático”. Basta ficar de olho nas postagens em sua timeline para identificar as publicações feitas pelos perfis automatizados.

Os tweets da conta automatizada também recebem a etiqueta.

Fonte:  Twitter/Divulgação 

 

 

É importante ressaltar que os maus exemplos de bots, como os que espalham spam e desinformação, não receberão esta sinalização do Twitter.

 

 

Via: TecMundo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!