A Rocket Lab fez uma apresentação para divulgar detalhes sobre o Neutron, seu novo foguete com características reutilizáveis.
As novidades foram reveladas em uma apresentação no YouTube, que mostra que o foguete será capaz de reaproveitar a maior parte de sua estrutura, que não será jogada de volta à Terra após o lançamento, como acontece com a maior parte dos foguetes.
Ao invés disso, o Neutron poderá levar satélites para a órbita baixa da Terra e liberá-los por uma abertura na parte superior, que vai se fechar depois. Com isso, a carenagem continuará ligada ao foguete, e a expectativa é que o corpo principal de Neutron volte e pouse praticamente intacto no planeta.
Neutron terá uma abertura na parte superior
Em entrevista ao The Verge, Peter Beck, CEO da empresa, afirmou que: “a resposta não é jogar as carenagens fora, ou mesmo tentar pegá-las de volta [após a queda]. A melhor solução é nunca se livrar delas, em primeiro lugar.”
Neutron terá 40 metros de altura e será impulsionado por sete motores principais, chamados de Archimedes. A expectativa é que o foguete leve satélites de até 15 toneladas para a órbita da Terra. Além disso, a empresa também já está pensando em voos com passageiros, como fizeram recentemente a SpaceX e Blue Origin.
Expectativa é que foguete volte com carenagem intacta
“Queríamos ter certeza que não teríamos todo esse trabalho para lançar um veículo que não seria certificado e não seria capaz de fazer voos com humanos”, afirmou o executivo.
A expectativa da Rocket Lab é que o Neutron faça seu primeiro voo em 2024.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.