Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala
10/11/2021 09:07 em Tecnologia

O Google anunciou hoje que fez um novo aplicativo Android chamado Project Relate, que pretende ajudar as pessoas com deficiência de fala a se comunicarem com mais facilidade com outras pessoas e com a ferramenta.  Isso por conta da falta de acessibilidade, em que essas pessoas estão lutado para serem compreendidas não apenas por outras pessoas, mas também pela tecnologia baseada na voz.

Por mais que algumas empresas tenham começado a fazer seus produtos funcionarem melhor para esse público, os serviços mais comuns ainda falham. O Google quer mudar esse cenário e deixar o mercado mais inclusivo, melhorando o uso da tecnologia para todos.

A gerente de produto do Google Research. Julie Cattiau disse em um vídeo que “o reconhecimento de fala padrão nem sempre funciona bem para pessoas com fala atípica porque os algoritmos não foram treinados em amostras de sua fala.”

Com isso, o Project Relate usaria modelos personalizados nos padrões de fala de cada usuário individual. Então, quando alguém inicia o aplicativo pela primeira vez, o sistema pede para repetir algumas frases para criar um modelo básico e entender melhor a maneira como fala.

 

Imagem: Google

Logo depois, o app pode fazer três coisas: transcrever a fala do usuário em texto para ele copiar e colar ou mostrar para as pessoas, ler o que o usuário disse em uma voz sintetizada e se comunicar com o Google Assistente.

Além disso, o aplicativo ainda está sendo testado, tanto que a empresa disse que receberá de volta candidatos para posições de teste beta “nos próximos meses”. Inclusive, este é um primeiro passo muito importante para melhorar o reconhecimento de fala para pessoas com fala atípica, deixando tudo mais inclusivo.

 

 

Por: Olhar Digital

COMENTÁRIOS