Cabos submarinos do Facebook vão conectar Europa e Estados Unidos
07/10/2021 11:59 em Tecnologia

O Facebook anunciou seu primeiro sistema de cabos submarinos transatlânticos em uma apresentação na última terça-feira (5). O projeto vai contar com 24 pares de fibra óptica, o que vai trazer uma capacidade de transmissão até 200 vezes maior do que os cabos construídos nos anos 2000.

Segundo a empresa, mesmo alguns cabos recentes são feitos apenas de dois a oito pares de fibra. Por isso, o Facebook fechou parceria com outras companhias do ramo para construir o primeiro sistema de cabos submarinos com 24 pares.

 

“Com os nossos esforços de conectividade, ajudamos a conectar mais de 300 milhões de pessoas a uma internet mais rápida. Esperamos possibilitar uma conectividade acessível e de alta qualidade para mais um bilhão de pessoas”, diz Dan Rabinovitsj, vice-presidente do Facebook Connectivity.

Cabos submarinos do Facebook

Os novos cabos submarinos do Facebook são mais um projeto da empresa no seguimento. Recentemente a gigante anunciou que o 2Africa, financiado também com a ajuda de parceiros, deve se tornar o mais longo do mundo quando uma extensão for adicionada.

 

2Africa (Imagem: Divulgação – Facebook)

O objetivo do cabo 2Africa é fornecer internet para países da África e ainda conectar o continente com outras partes do mundo. Inicialmente, o projeto contava com 37 mil km. No entanto, no mês passado, o consórcio anunciou que o cabo iria ainda ter mais mais quatro filiais nas Ilhas Seychelles, Ilhas Comores, Angola e Nigéria, aumentando seu comprimento para 45 mil km. Com a nova extensão, ele vai ter seu comprimento aplicado ainda mais.

Segundo Kevin Salvadori, vice-presidente de infraestrutura de rede da rede social, enquanto o projeto original precisa conexão com a internet para 1,2 bilhão de pessoas, as extensões vão permitir que mais de 3 bilhões sejam beneficiadas com a conexão.

A expectativa é que o cabo submarino do Facebook 2Africa comece suas operações com novos trechos entre 2023 e 2024.

 

Por: Olhar Digital

COMENTÁRIOS