TikTok vai proibir notificações noturnas para adolescentes
13/08/2021 10:45 em Segurança

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (12) que está adicionando mais recursos para proteger a privacidade e a segurança de adolescentes dentro da plataforma. A decisão da rede social chinesa se deu por conta do crescente número de jovens que vêm enfrentando problemas que envolvem bullying e diferentes tipos de assédio moral.

No comunicado oficial da rede sobre o tema, a Byte Dance, dona do TikTok, ressalta que à medida que adolescentes e jovens adultos passam muito tempo no aplicativo, as pressões exercidas por pais, legisladores e grupos da sociedade civil em cima das empresas de tecnologia aumentam, principalmente os pedidos de medidas contra o cyberbullying e em proteção à saúde mental.

Bullying e assédio

Filho da cantora Walkyria Santos foi alvo de ódio nas redes sociais, principalmente no TikTok. Imagem: Reprodução – Instagram

Recentemente, o filho da cantora Walkyria Santos, de apenas 16 anos, tirou a própria vida após sofrer sucessivos ataques homofóbicos na internet, principalmente no TikTok. Em abril, a rede foi acusada de coletar ilegalmente dados de crianças e adolescentes. Na ocasião, a empresa alegou que as acusações eram infundadas e havia falta de mérito no processo.

Porém, a partir de agora, os usuários do TikTok que tiverem 16 ou 17 anos terão suas mensagens diretas, ou seja, a definição de quem pode enviar mensagens para eles como “Ninguém”. Atualmente, as mensagens são definidas como “Amigos” por padrão, ou seja, os adolescentes podem receber mensagens de outros usuários que os seguem e são seguidos por eles.

Restrição de notificações

A empresa também está limitando quando adolescentes recebem notificações push, o que pode fazer com que eles diminuam o volume de tempo que passam no TikTok. Os adolescentes com idades entre 13 e 15 anos não receberão notificações depois das 21h, já os adolescentes com idades entre 16 e 17 anos terão as notificações push desativadas às 22h.

O TikTok também está trabalhando para que pop-ups se ativem para adolescentes de 16 e 17 anos caso eles ativem os downloads de vídeos. Será exibida uma mensagem informando que ativar essa opção significa que outras pessoas poderão baixar os vídeos e compartilhá-los em outros locais. Para menores de 16 anos, os downloads de vídeos estão desativados de maneira permanente.

A líder global da política de segurança de menores do TikTok, Tracy Elizabeth, disse que a prioridade da rede é garantir que os adolescentes que usam a plataforma tenham uma experiência segura e adequada à idade conforme criam e compartilham conteúdo dentro da rede. Outras plataformas, como o Instagram, também têm tomado medidas destinadas à proteção de adolescentes.

 

Por: Olhar Digital

COMENTÁRIOS