Viúva Negra: Conheça a história de Natasha Romanoff nos quadrinhos da Marvel
06/07/2021 10:43 em Quadrinhos

Viúva Negra é uma das personagens mais antigas do Universo Cinematográfico Marvel e tem histórias importantes nos quadrinhos.

Viúva Negra de Scarlett Johansson é uma das personagens mais importantes do Universo Cinematográfico Marvel e, finalmente, vai receber um filme solo chamado Viúva Negra, que estreia em junho e pode adiantar o futuro da Fase 4. Desde que foi apresentada em Homem de Ferro 2 (2010) ao lado de Tony Stark (Robert Downey Jr.), Natasha Romanoff foi importante em diversos momentos e filmes do estúdio, mas qual é sua verdadeira história nos quadrinhos da Marvel?

Nas HQs, ela nunca foi uma personagem principal como nos cinemas, mas participou de muitos momentos e grupos importantes de super-heróis da Marvel. Como preparação para o lançamento de Viúva Negra, o AdoroCinema vai explicar as origens de Natasha Romanoff e suas participações mais importantes nos quadrinhos.

Qual é a origem da Viúva Negra nos quadrinhos da Marvel?

Viúva Negra apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel no ano de 1964, em Tales of Suspense #52, onde acompanhamos as aventuras do Homem de Ferro. Nessa história, vemos Natasha Romanoff enfrentando Tony Stark.

Os Estados Unidos e o bloco soviético estão em plena Guerra Fria, com a "ameaça comunista" sendo a grande vilã. Natasha Romanoff é, portanto, uma espiã russa e se tornará, por alguns capítulos, a grande adversária do Homem de Ferro. Porém, só fomos aprender mais sobre a Viúva Negra em Vingadores #43-44 (1967). O roteirista Roy Thomas decide explorar o passado da jovem e descobrimos que seu primeiro marido, que ela pensava estar morto, acabou virando o Guardião, a versão soviética do Capitão América.

Esse personagem vai aparecer no filme Viúva Negra, interpretado por David Harbour de Stranger Things, como uma espécie de Vingadores da Rússia. Durante este tempo, Natasha tem um relacionamento com o Gavião Arqueiro e, mesmo que ainda não tenha mudado de lado, ficou encantada por Clint Barton.

Relação entre Viúva Negra e Demolidor

Viúva Negra teve uma breve passagem pelo Homem-Aranha e ganhou seu próprio título com 8 edições em Amazing Adventures, mas voltou a ganhar bastante destaque durante uma aparição notável em Demolidor #81 (1971). Ela salva Matt Murdock que está se afogando e depois ele vira seu advogado durante um caso em que ela é falsamente acusada de assassinato.

Nos quadrinhos de Gerry Conway (famoso por ter matado Gwen Stacy em Homem-Aranha), ela começa um relacionamento com o advogado e expõe ainda mais sua história pessoal para o público. Ficamos sabendo que seu motorista, Ivan, é na verdade seu pai substituto que o acolheu quando criança durante a Batalha de Stalingrado em 1942. Assim, Viúva Negra ganha mais importância nas histórias de Demolidor.

Depois das histórias de Gerry Conway, ela é posta de lado, abandonada e passa por reescrita muitas vezes. Depois da relação entre Natasha e Matt, ao entrar nas HQs clássicas de Frank Miller, onde o autor tem outros planos para Matt Murdock, que se chamam Elektra. Apesar disso, ele oferece uma saída para Viúva Negra: assassinada pela Mão, ela será ressuscitada por Stick, o mentor do Demolidor.

Viúva Negra entre ss Super-Heróis Dos Vingadores

Em 1990, Chris Claremont, roteirista dos X-Men, decide ligar a infância de Natasha ao passado do Capitão América e Wolverine (# 268). A história se passa em 1941 e coloca os dois heróis contra a Mão que tenta recrutar a futura Viúva Negra. Depois desta aparição, ela entra para o time dos Vingadores, quando ganha um lugar mais importante nos quadrinhos da Marvel.

Ela integra os Vingadores Secretos em Vingadores Secretos vol. 2 #1 de 2013, ajuda a construir o novo grupo Fearless Defenders com Valquíria, até retornar aos Vingadores liderados pelo Capitão América, enquanto também fazia parte da SHIELD, liderado por Maria Hill em missões de oposição ao AIM. Durante o Império Secreto, um Capitão América fascista trabalhando para a Hidra assume os Estados Unidos e ela fará parte da resistência, juntando-se a um grupo de super-heróis e humanos liderados por Gavião Arqueiro contra Steve Rogers (Império Secreto #1 ao #10 de 2017).

Entre 1999 e 2002, Viúva Negra é apresentada em três minisséries. Ela enfrenta um novo inimigo: a loira Yelena Belova (que vai ser interpretada por Florence Pugh no filme). A vilã é formada pelos russos para substituir Natasha, que partiu para o oeste e se tornou a nova Viúva Negra nacional. Segundo a diretora Cate Shortland, veremos Scarlett Johansson passando o bastão para Florence Pugh em Viúva Negra. Em uma das três histórias, Romanoff e Nick Fury sequestram a espiã para que elas troquem seus rostos. Uma missão supervisionada pela SHIELD para recuperar informações sobre o campo oposto.

Viúva Negra estreia nos cinemas brasileiros em 9 de julho e no catálogo do Disney+ com Premier Access por um custo adicional.

 

Por: Adoro Cinema

COMENTÁRIOS