Vulcão ativo mais ao sul do planeta expele ouro
15/04/2024 11:01 em Ciência

Apesar da Antártica  ser um continente gelado, existem dezenas de vulcões por lá. Alguns deles são ativos, exibindo atividades incandescentes, como o Monte Erebus, que além de lava também expele partículas de ouro.

A maioria dos vulcões antárticos estão localizados na Antártica Ocidental e na Terra Marie Byrd;

Um estudo anterior já havia identificado, em 2017, 138 vulcões apenas nessas regiões;

Desses, embora a maioria esteja adormecida, entre 8 e 9 são ativos

Segundo o IFLScience, desses vulcões ativos, apenas 3 deles foram vistos em erupção na história recente, um deles é o Monte Erebus, que recebe o nome em homenagem à personificação das trevas na mitologia grega. Esse é o vulcão ativo mais ao sul da Terra, tendo sido visto pela primeira vez em 1841 pelo capitão Sir James Clark Ross.

Ele está localizado na Ilha Ross junto de mais dois outros vulcões. Além disso, o Monte Erebus também é o vulcão ativo mais alto da Antártica, se estendendo a 3794 metros de altura.

Se observado a partir de imagens de satélite, é possível ver um lago de lava vermelho incandescente na cratera em seu cume que está borbulhando desde pelo menos 1972.

 

 

Erupções de ouro

O vuclão emite cerca de 80 gramas de ouro diariamente (Crédito: Landsat 9 — OLI-2/USGS)

Regularmente o Monte Erebus está emitindo nuvens de gás e vapor, às vezes também libera bolas de rocha parcialmente derretida que são conhecidas como “bombas vulcânicas”. No entanto, o mais estranho é que junto da poeira e gás também são liberados minúsculos cristais de ouro.Os cristais não passam de 20 micrômetros de diâmetro, mas estima-se que ao longo de um único dia sejam liberadas cerca de 80 gramas de ouro. As partículas ejetadas viajam por uma longa extensão, visto que pesquisadores na Antártica já as encontraram no ar a cerca de 1000 quilômetros de distância do Monte Erebus.

 

Tragédia no Monte Erebus

 

 O Monte Erebus também é conhecido por um acidente de avião que matou 257, em 1979. Naquela época a Air New Zealand realizava um voo turístico de 11 horas que ia de Auckland, na Ilha Norte, à Antártica e depois de volta à Nova Zelândia. 

Em uma dessas viagens, no voo 901, o avião colidiu com a lateral do vulcão, matando todos a bordo. Acredita-se que o acidente tenha acontecido devido à dificuldade de distinguir o monte coberto de gelo com o solo branco de neve e o céu nublado. Provavelmente o piloto não conseguiu avaliar a distância e pensou que a mancha branca a sua frente fosse uma nuvem de gelo e neve e não a parede do Monte. Erebus.

Via:Olhar Digital 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!