Vendas de livros no Brasil caem 17,95% nos primeiros meses de 2019
21/03/2019 16:21 em Educação

Foto: Reprodução

De acordo com artigo publicado no Publish News, as vendas de livros no Brasil caíram 17,95% nos dois primeiros meses de 2019, se comparados ao mesmo período em 2018.

Normalmente, os meses de janeiro e fevereiro apresentam altas na venda por conta da volta às aulas, porém, não foi o que aconteceu. Em 2018, o primeiro bimestre teve um volume de vendas de 7,8 milhões de exemplares. Neste ano, o número caiu para 6,4 milhões. A queda no faturamento foi de 18,81%, uma porcentagem que representa uma queda de R$ 76,6 milhões na arrecadação.  Os livros da categoria infantil e juvenil foram os que mais apresentaram queda, com um volume de vendas 6% menor se comparado ao período em 2018.

“O que eu destaco muito é o rearranjo do varejo propriamente dito. Aqui a gente não está falando de um problema de demanda. Não dá para imaginar que estamos consumindo menos livros. O que há é uma reorganização silenciosa da forma de distribuição dos livros didáticos que certamente estão deixando de rodar a catraca do varejo e encontraram formas diferentes de atingir esse público consumidor”, avaliou Ismael Borges, gestor da Nielsen, agência que realiza o estudo.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, feita em 2016, a média é de 4,9 livros ao ano, sendo que, por aqui, 44% da população brasileira não lê, e 30% nunca compraram um livro. Dentro desse número, apenas 2,43 obras são lidas integralmente.

Fonte: Jovem Nerd

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

           

      

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE