Velocidade da internet móvel já ultrapassa a do Wi-Fi em 33 países
26/11/2018 17:26 em Tecnologia

Foto: Reprodução

Muitos acreditam que as redes móveis jamais poderão entregar velocidades superiores ao da internet Wi-Fi, mas novas informações compartilhadas pela Open Signal mostra que isso não é bem verdade.

De acordo com um estudo recente, em pelo menos 33 países a velocidade do 4G já ultrapassa a da banda larga. Na pesquisa foram inclusos 80 países, desde nações mais ricas como países emergentes.

A listagem traz países da África, Ásia, Europa e até mesmo alguns locais da América Latina:

Nos gráficos podemos ver que na Austrália, a rede celular ultrapassa o Wi-Fi por 13 Mbps. No Líbano, Oman, Qatar, Grécia e República a diferença fica por 10 Mbps acima para as redes móveis.

Geralmente ambas as velocidades são similares, mas dados os resultados do estudo, a Open Signal deixa claro que talvez seja hora das fabricantes de smartphones repensarem sobre a tendência de priorizar o Wi-Fi à conexão móvel (em vários sistemas móveis, por exemplo, há limites para download de apps ou atualizações).

Outro problema é que, por padrão, os smartphones são feitos para sempre preferir conexão Wi-Fi à redes móveis, independente se a velocidade dele for mais lenta ou não.

Na pesquisa também ficou clara a necessidade de melhorias em relação ao sinal de smartphone dentro de prédios, metrôs e estacionamentos, vendo que, muitos optam por utilizar o 4G em vez de conexão wireless.

No Brasil, EUA, Cingapura, Coreia do Sul e Japão a banda larga ainda está muito a frente do 4G em termos de velocidade.

Com o 5G programado para estrear globalmente em 2019, pode ser que as redes móveis ganhem ainda mais adoção do que antes – apesar de que, por aqui, pode ser que demore bastante até a novidade chegar.

Fonte: Tudo Celular

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PARCEIROS

 

Parceiros:

           

Apoiadores:

      

         

Realização: