Firefox agora conta com recurso que alerta sobre sites que já vazaram dados
23/11/2018 17:31 em Tecnologia

Foto: Reprodução

A Mozilla adicionou uma notificação de violação de dados ao navegador Firefox que avisa os usuários do navegador quando seus endereços de e-mail e credenciais podem ter sido obtidos por hackers.

Apelidado de Firefox Monitor, o serviço de notificação de violação é gratuito e estreou em setembro após alguns testes. Vale ressaltar que qualquer pessoa - não apenas usuários do Firefox - pode acessar o site do serviço, digitar um endereço de e-mail e ser informado se o mesmo já esteve envolvido em ataques bem-sucedidos e conhecidos publicamente. Os próximos passos ficam, então por conta do usuário, incluindo aí a resposta óbvia de alterar a senha ou senhas referentes ao endereço de e-mail e/ou um site.

Notificações das últimas violações foram enviadas pelo Firefox Monitor aos endereços de usuários que submeteram os seus e-mails. "Seu endereço de e-mail será verificado contra essas violações de dados, e nós o informaremos através de um e-mail privado se o endereço for utilizado", escreveu Nick Nguyen, vice-presidente de estratégia de produtos da Mozilla.

O último movimento da Mozilla agora traz um alerta do serviço de monitoramento já no navegador Firefox.

"Estamos adicionando uma notificação ao nosso navegador Firefox Quantum que alerta aos usuários de desktop quando eles visitam um site que teve uma violação recente de dados", disse Nguyen em um post publicado no dia 14 de novembro.

Os usuários precisarão visitar o site do Monitor do Firefox para ver se o endereço de e-mail deles foi um dos expostos na violação. O alerta não significa que o usuário tenha sido definitivamente afetado.

Cada site hackeado produzirá apenas um alerta, para que os usuários não sejam bombardeados se retornarem, e apenas violações nos últimos 12 meses gerarão um aviso no Firefox. O Mozilla irá gradualmente ativar o recurso de notificação do Monitor no Firefox, de acordo com Nguyen, que não deu nenhum cronograma para concluir esse processo. A próxima versão, Firefox 64, está marcada para o lançamento em 11 de dezembro.

Fonte: IDGNow!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PARCEIROS

 

Parceiros:

           

Apoiadores:

      

         

Realização: