Google Plus deve ser encerrado para consumidores após exposição de dados sensíveis
08/10/2018 18:04 em Tecnologia

Foto: Reprodução

Uma reportagem do Wall Street Journal, publicada nesta segunda-feira (8), informa que foram expostos dados sensíveis de 500 mil usuários da rede social Google Plus. O fato ocorreu entre os anos de 2015 e 2018. A gigante de buscas deverá encerrar as atividades da plataforma aos seus consumidores.

O periódico norte-americano declarou que a mídia social possuía uma falha de software a qual tornava vulneráveis informações como nomes completos, datas de nascimento, endereços, gênero, status de relacionamento e imagens de perfil. O problema teria sido corrigido em março deste ano e não foi explorado por nenhum desenvolvedor, de acordo com a Google.

 

“Criamos o Google Plus com privacidade em mente e, portanto, mantemos os dados de registro desta API por apenas duas semanas. Isso significa que não podemos confirmar quais usuários foram impactados por esse bug. No entanto, fizemos uma análise detalhada nas duas semanas anteriores à correção do bug e, a partir dessa análise, os perfis de até 500.000 contas do Google+ foram potencialmente afetados. Nossa análise mostrou que até 438 aplicativos podem ter usado essa API.

Não encontramos nenhuma evidência de que qualquer desenvolvedor tenha conhecimento desse bug ou de abusar da API, e não encontramos nenhuma evidência de que qualquer dado do Perfil tenha sido usado incorretamente.”

 

Google

 

Segundo os documentos adquiridos pelo WSJ, o CEO da companhia, Sundar Pichai, teria sido avisado sobre as consequências de se revelar o ocorrido. Uma delas seria o nome da empresa no centro das atenções ao lado ou no lugar do Facebook, após os problemas com a Cambridge Analytica.

Vale recordar: as versões mais antigas do aplicativo já haviam sido descontinuadas tanto no Android quanto no iOS, em abril deste ano – curiosamente, um mês após a correção das vulnerabilidades.

 Fonte: Tudo Celular

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PARCEIROS

 

Parceiros:

           

Apoiadores:

      

         

Realização: